REGIÃO - Governo paulista investirá R$ 1,13 milhão para recuperar estradas em Viradouro
Os produtores de Viradouro terão melhores condições para escoar a produção de cana-de-açúcar pelas estradas rurais que ligam as propriedades agrícolas do município às principais vias de acesso do Estado de São Paulo. Por meio do Programa Melhor Caminho/Pontos Críticos, o Governo do Estado de São Paulo investirá R$ 1.139.000,00 para recuperar 7,66 quilômetros de estradas, propiciando cuidados com o solo e melhores condições logísticas à agricultura local.
O convênio para execução das obras foi assinado no último dia 19 de janeiro pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, e pelo prefeito de Viradouro, Antonio Carlos Ribeiro de Souza. As melhorias serão executadas pela Pasta Estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp).
Nas estradas VRD-175 e VRD-070, que atendem ao Bairro Baranhão, serão revitalizados trechos de 2,39 e 3,91 quilômetros, respectivamente. Já o Bairro Água Limpa terá um trecho de 1,46 quilômetros de via recuperada, proporcionando também à população melhorias no deslocamento e no acesso à coleta de lixo e ao transporte escolar.
“A água simboliza a vida e a fertilidade na agricultura, mas quando maltratada, significa destruição e erosão do solo. O Programa Melhor Caminho é um conceito muito avançado de manutenção de estradas vicinais, que promoverá a abertura das estradas, quebra dos barrancos e a construção de bacias de contenção, para preservar o solo e direcionar a água para que cumpra sua função de irrigar”, afirmou Arnaldo Jardim.
De acordo com o prefeito, o Programa é fundamental para suprir as necessidades de um município exclusivamente agrícola. “A manutenção das estradas danificadas é muito importante, pois vai ao encontro daquilo que propomos, transformando as nossas estradas, propiciando melhor escoamento, geração de renda e divisas à população viradourense”, disse Cal Ribeiro.
Na opinião do produtor e presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Viradouro (Aciav), Carlos Rodrigues de Oliveira, os benefícios se estendem à toda a população localizada na zona rural. “Estamos prestes a iniciar a safra de cana-de-açúcar e a recuperação das estradas ajudará os agricultores a transportarem a sua produção”, afirmou.
A assinatura foi acompanhada pelo vice-prefeito Natal Lopes, o presidente da Câmara Municipal, Julimar Pelizari, os vereadores Erney Paulo Bianchini, Marcos Airton Morasco e Paulo Bianchini, e o presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Copercana), Antonio Eduardo Tonielo, que assinou o convênio como uma das testemunhas.
Casa da Agricultura
O edifício da Casa da Agricultura de Viradouro passará a ser compartilhado com as equipes do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, promovendo integração entre as esferas administrativas e um melhor atendimento ao produtor rural. O pedido de compartilhamento do local havia sido feito pelo prefeito Cal Ribeiro ao secretário de Arnaldo Jardim no dia 13 de janeiro, em Sertãozinho, e foi aprovado.
“Com essa parceria, poderemos fazer algumas adequações e melhorias no local e ampliar o atendimento ao agricultor”, disse o prefeito de Viradouro.
Arnaldo Jardim afirmou estar em total acordo com a solicitação. “Estamos tomando as medidas administrativas necessárias para promover essa integração, que é boa para aproximar os governos e sintonizar as equipes neste setor tão importante”, afirmou o secretário. (Com informações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo)