REGIÃO - HC amplia em 30% atendimento do centro de reabilitação Direção estima 13 mil atendimentos por mês.

21/07/2015

O Hospital das Clínicas aumentou em 30% a capacidade de atendimento do Centro de Reabilitação (CER) passando de 400 pacientes/dia, antes da reforma e ampliação, para até 600 pacientes/dia. As obras, entregues no último dia 13, custaram R$ 5,4 milhões e vão beneficiar a população de Ribeirão Preto, Araraquara, Barretos e Franca.

 Ligado à Rede Lucy Montoro, o CER atende os pacientes com deficiência física, transitória ou definitiva, que precisam de atendimento de reabilitação, desenvolvendo seu potencial físico, psicológico, social e profissional. O atendimento é realizado em várias áreas: neurologia, urologia, fisioterapia, fonoaudiologia, cabeça e pescoço, entre outras.

 O CER é a referência regional para entrega de próteses e órteses. Em 2014, o Hospital das Clínicas investiu mais de R$ 1,7 milhão na compra desses equipamentos para atender 2.875 pacientes lesionados por acidentes de trabalho, de trânsito, amputados por causa, por exemplo, da diabetes, vítimas de AVC e outros.

 O local passou a ter 15 consultórios. Sendo que sete são de reabilitação para as áreas de Fonoaudiologia, Urologia, Reabilitação Visual e Ultrassom e oito para a área de Ortopedia, além de três ginásios para atender a reabilitação em Neurologia adulto, Fisioterapia do aparelho locomotor e mecanoterapia, incluindo salas de trauma e gesso.

 Ainda, conta com espaço adequado para exames de urodinâmica, baropodometria (local de estudo da pisada e por consequência da postura do paciente) e ambiente especialmente preparado para discussão de casos clínicos. Os laboratórios de exames especializados foram adequados, destacando a ergoespirometria, que foi totalmente reformulada e ampliada.

 A área da Oficina Ortopédica é cinco vezes maior do que a anterior, o que permitirá a confecção de próteses, órteses, calçados especiais e efetuar a adaptação de cadeiras de rodas.

 Raio-X – Com a instalação do equipamento de raios-X, prevista para até o final do ano, o Ambulatório de Ortopedia, também reformado, será transferido para uma área ao lado Centro de Reabilitação, a partir de janeiro de 2016, o que vai permtir ao paciente mais fácil ao acesso. (Fonte: Assessor Marcos de Assis)