REGIÃO - 34 municípios da região de Ribeirão Preto poderão compor mais uma Região Metropolitana do Estado de São Paulo
Fernando Laurenti
A política regional está aquecida com a chegada do ano eleitoral. O projeto de criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto parece ser uma munição agora reconhecida e defendida por vários políticos que andam divulgando nas redes sociais a ideia como se fossem eles o “pai da criança”.
Em recente visita a Sertãozinho, o vereador Maurílio Romano, um dos idealizadores, participou do programa “Papo de Redação”, apresentado por Fernando Laurenti, na STZ TV, e deixou claro que o momento é de juntar forças em favor de Ribeirão Preto e Região. Vereador e presidente do Partido Progressista (PP) de Ribeirão Preto, Maurílio Romano é presidente da Comissão de Estudos da Região Metropolitana na Câmara de Ribeirão Preto.
Maurílio Romano, que é filho de Marcelino Romano Machado, ex-deputado estadual e federal, defende esta bandeira há mais de dez anos já, quando disputou eleição para o cargo de deputado estadual.
Em Sertãozinho, Maurílio Romano recebeu moção de apoio à criação da Região Metropolitana no ano de 2009, quando, na oportunidade, a secretária da Mesa Diretora da Casa de Leis era a Dra. Rita Tonielo, “Eu e os demais vereadores da época entendíamos que a ideia de Maurílio é muito oportuna, principalmente para os municípios menores, que terão força para cobrar os governantes. Sei da luta de Maurílio Romano para que essa ideia possa ser transformar em realidade”, destaca Dra. Rita.
Maurílio entende que a região de Ribeirão Preto tem uma força muito grande de arrecadação, por isso precisa ser vista com muito carinho pelos governantes. “Seremos ainda mais fortes se estivermos todos unidos nessa ideia. Não importa quem é o dono da ideia, agora não é hora de achar “pai para a criança”. Sei que de agora para frente, com a possibilidade de criação da Região, muitos vão querer se intitular como criadores do projeto - é aquela velha máxima: “quando o filho é bonito, todo mundo quer ser o pai”. Sei o que fiz e o quanto lutei por essa ideia. E fico feliz em saber que esta propositura vai crescendo como uma massa de bolo, cada dia mais gente se envolvendo”, expôs Maurílio Romano.
A Região Metropolitana de Ribeirão Preto terá 34 municípios, uma área de 14.787,89 km, uma população de 1.645.996 habitantes (2015).
O PIB total medido em 2013 era de 48,38 bilhões de reais, equivalente a 2,83% do total estadual, maior que o PIB da Região Metropolitana da Baixada Santista, que era de 47,83 bilhões.
O PIB per capita de 2013/ano base: 31.378,96 reais; os empregos (RAIS – 2014): 481.759 e Estabelecimentos (RAIS- 2014) de 47.252.
Sem falar que é a Região líder do Agronegócio nacional e a maior indústria de bens de capital voltada para o setor sucroalcooleiro do Brasil - destaque para Sertãozinho, o maior produtor sucroalcooleiro da região.