RELIGIÃO - Quaresma começa para católicos e lança a Campanha da Fraternidade 2016

15/02/2016

Lena Aguilar

 

Com o fim do carnaval, os fiéis católicos entraram na ultima quarta-feira de cinzas em um “período de arrependimento”. As cinzas simbolizam dor, morte e penitencia. A Igreja Católica trata a quarta-feira de cinzas como um dia para lembrar a mortalidade, são celebradas missas nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside a celebração.

Assim que os fieis recebem as cinzas, inicia-se a quaresma que é o tempo litúrgico de conversão estabelecido pela igreja para a preparação da grande festa da Páscoa. A quaresma dura 40 dias, começa na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de ramos.

Ao longo desse período, sobretudo na liturgia do domingo, os fieis fazem um esforço para recuperar o ritmo e o chamado de verdadeiros filhos de Deus. A cor litúrgica desse período é o roxo, que significa luto, respeito, tristeza, meditação e dor. É um período de reflexão, penitencia, jejum, oração e conversão espiritual em preparação para o Ministério Pascal.

“Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver esse tempo como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Ela nos convida a viver atitudes cristãs a fim de que nos pareçamos mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos de Deus. Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. A cada dia durante a vida, devemos retirar do nosso coração o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem ao nosso amor de Deus e aos irmãos”, explica padre Marco Roberto Carlos, da paróquia São Paulo Apostolo.

Neste período também é lançada a Campanha da Fraternidade 2016 que tem como tema O Saneamento Básico Nas Cidades.

“Iniciamos a campanha da fraternidade com este tema a fim de refletir sobre a água potável, a questão das pessoas terem um lugar digno de moradia com saneamento básico. É um momento de refletirmos como anda a situação de nossa cidade e de nossa comunidade”, finaliza Padre Marco.