Reportagem feita com dados incompletos causa pânico em Sertãozinho

22/06/2020

Uma reportagem divulgada na última terça-feira (16), por uma emissora de televisão de Ribeirão Preto causou um verdadeiro alvoroço em Sertãozinho.
A matéria que foi publicada com o título “Hospitais públicos de Sertãozinho, Monte Alto e Serrana estão sem leitos de UTI Covid-19”, deixou grande parte da população preocupada em relação a disponibilidade de leitos destinados a UTI COVID-19 na cidade.
Foi necessária uma nota de esclarecimento da Prefeitura Municipal de Sertãozinho para esclarecer o mal entendido. De acordo com o documento que foi enviado, a emissora que elaborou a reportagem "se baseou em documento emitido pela Direção Regional de Saúde (DRS-XIII), datado de 15/06/2020, para construção da reportagem que, em momento algum informa que os dados apresentados diziam respeito somente aos leitos SUS pactuados no sistema de regulação regional, dando a incorreta compreensão de que o município de Sertãozinho não possui mais leitos de UTI Covid disponíveis". A nota da Prefeitura destaca que a informação divulgada na reportagem "não é verdadeira" e expõe diversos dados para comprovar os fatos.

Santa Casa também se manifesta

Citada também na reportagem, a Santa Casa de Sertãozinho também divulgou uma nota sobre o assunto. No documento a entidade informa que "além dos 12 leitos de UTI Covid, a Santa Casa conta com 17 leitos de Enfermaria Covid, dos quais 7 são pactuados no sistema de regulação regional e os outros 10 ficam disponíveis para o sistema de uso do município, para atendimento exclusivo aos moradores da cidade, se necessário".
Finalizando a nota a Santa Casa de Sertãozinho "pede a colaboração da população nos cuidados necessários para que a doença não se espalhe rapidamente: uso constante de máscara em locais públicos, lavar sempre as mãos com água e sabão e utilizar álcool em gel, evite tocar a face, principalmente olhos, boca e nariz, evite aglomerações, mantenha um distanciamento de 2 metros entre as pessoas e o principal, só saia de casa quando for estritamente necessário e tomando todos os cuidados", finaliza.
Após a emissão das informações equivocadas, a emissora de Ribeirão Preto fez uma nova reportagem trazendo os dados corretos sobre a quantidade de leitos de UTI Covid em Sertãozinho. (Com informações da Prefeitura Municipal de Sertãozinho e Assessora de Imprensa e Comunicação da Santa Casa de Sertãozinho)