Responder não custa nada! Ou custa?
Na era da comunicação ágil proporcionada pela internet, hoje em dia muitas pessoas usam um aplicativo de mensagens para conversar com familiares e amigos, além de utiliza-lo como instrumento de trabalho, para vender e comprar. Trata-se do WhatsApp, ferramenta usada no mundo todo, por milhões de pessoas.
O aplicativo, que, por enquanto, não tem custo para quem o tem instalado em seu aparelho de celular, proporcionou mais facilidade para as pessoas resolverem questões diversas, em qualquer local do mundo – desde que com acesso à internet. Com ele, enviamos recados escritos ou gravados em áudio; mandamos fotos e vídeos; fazemos chamadas/ligações por voz e até por vídeos, nos aproximando de quem está do outro lado da tela.
A relação de recursos de tal aplicativo é extensa, sendo que, frequentemente, a ferramenta passa por atualizações, permitindo realizar muito mais ações, inclusive o pagamento de contas.
Se fizermos uma pesquisa rápida, é muito raro quem não tenha tal aplicativo instalado no celular ou mesmo no computador e/ou notebook, já que ele pode ser usado também nos referidos equipamentos.
Diante da facilidade proporcionada por tal aplicativo, mensagens trocadas através do mesmo também podem ser utilizadas como provas jurídicas para comprovação de variadas ações realizadas por quem o utiliza.
Cabe mencionar, também, que o aplicativo que é usado por milhões de pessoas para facilitar negócios de trabalho; aproximar familiares e amigos; propiciar agilidade em recados escolares, além de encurtar o tempo para realização de diversas ações, como comprar uma comida, por exemplo, também pode ser usado pelo mal, já que, infelizmente, pessoas de má-fé, desonestas e criminosas usam tal meio para praticar golpes financeiros, clonando números de telefone, entre outras ações irregulares que cometem utilizando-se do referido item.
Desta forma, há de se ter cuidado quando abrimos as mensagens recebidas pelo WhatsApp, principalmente de desconhecidos, pois até links que encaminham o usuário para páginas criminosas podem ser acessadas e causar sérios problemas a quem clicou. Sendo assim, para evitar dores de cabeça futuras, o próprio aplicativo dá dicas de segurança para proteger o aparelho e a si mesmo. Vale a pena gastar um tempinho e seguir as recomendações.
Concluindo, para além dos cuidados que se deve ter com o aplicativo de mensagem, bem como para com outros meios disponibilizados pela internet, não custa nada responder à pessoa que nos envia uma mensagem pelo WhatsApp; ainda mais se ela não é desconhecida.
Fica dica: recebeu uma mensagem, responda. Acho muito deselegante quando alguém envia uma mensagem e o receptor lê/vê e não responde. Para piorar, há aqueles que optam pelo recurso que não dá para saber se a mensagem foi lida. Aí quem está do outro lado fica aguardando. Eu mesma já aguardei resposta por mais de um mês, sem saber se minha mensagem foi lida, já que a pessoa optou por eu não saber que ela viu. A vida está corrida? Sim, realmente está, mas não custa nada dar um Ok, informando que recebeu a mensagem e que, tão logo tenha tempo disponível, responderá. Penso que é de bom tom e até uma forma de respeito para com o outro. Responder não custa nada! Ou será que custa?
Por: Tatiane Cristina Pereira Guidoni Gimenez
Jornalista – MTB: 47.966
Instagram: @tatianeguidonigimenez