RESPONSABILIDADE AMBIENTAL - Secretaria de Meio Ambiente certifica empresas com o “Selo Verde

Representantes de empresas sertanezinas celebram a conquista do “Selo Verde”
14/12/2015

Na última quarta-feira, dia 09, a Prefeitura Municipal de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu a cerimônia de certificação das empresas participantes do Programa “Selo Verde” – ação em prol da sustentabilidade ambiental, que está em sua terceira edição.

A cerimônia contou com a participação do prefeito Zezinho Gimenez; do vereador João Samuel Sanches, que é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal; do secretário de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes; do coordenador regional de Meio Ambiente da FIESP, Adriano Melo; entre outras autoridades; além de representantes das empresas participantes do Programa.

Em nome das empresas certificadas, o representante da Caldema Equipamentos Industriais, Pedro Maurício Carassato, falou sobre as experiências da indústria junto ao Programa “Selo Verde”. “Esse é o terceiro ano que estamos participando do Programa, que nos ajuda a aprimorar nossas ações na parte ambiental. Esse compromisso com o meio ambiente é algo que todos, pessoas e empresas, deveriam ter por hábito, pois sabemos que, quando ocorre uma grande tragédia ambiental, como a que houve recentemente em Minas Gerais, a natureza vai se recuperar, porém, ela precisa de um tempo que nós, seres humanos, não temos”, comentou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, destacou o aumento no número de empresas certificadas, neste ano. “Estamos contentes com o resultado do Programa em 2015, que está certificando 13 empresas; no ano passado foram 10. Isso mostra que as empresas de nossa cidade estão buscando, cada vez mais, a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis”, afirmou.

O coordenador regional de Meio Ambiente da FIESP, Adriano Vale, elogiou a iniciativa do município. “Sertãozinho está de parabéns por instituir essa certificação que, através desse reconhecimento, incentiva uma corrente positiva, de preservação ambiental”, avaliou.

O prefeito Zezinho Gimenez parabenizou as empresas certificadas. “Eu gostaria de parabenizar as empresas que conquistaram a certificação, pois sabemos que a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis, algumas vezes, demanda tempo e custos; e em um momento difícil como esse que o setor industrial vem enfrentando, tomar a decisão de levar um projeto ambiental adiante, precisa ser reconhecido. Além disso, precisamos destacar a atuação de toda equipe da Secretaria de Meio Ambiente, que vem executando um belo trabalho no município, que eu considero indispensável”, pontuou o prefeito, que concluiu: “essas 13 empresas estão dando um belo exemplo para a sociedade em geral. Precisamos fazer a nossa parte, pois não temos o direito de deixar um ambiente degradado para as futuras gerações”.

As empresas certificadas

Ao todo, das 14 empresas que se inscreveram na edição deste ano do “Selo Verde”, 13 receberam a certificação, por terem superado a pontuação mínima estipulada pelas diretrizes do Programa. São elas: TGM Indústria e Comércio de Turbinas e Transmissões, Caldema Equipamentos Industriais, Fundição Moreno, Molbor Indústria e Comércio de Artefatos de Borracha, Transportadora Especialista, Mult Engrenagens, RG Sertal Comércio e Prestação de Serviços, Serquímica Indústria e Comércio de Produtos Químicos, ADDN - Assistência Técnica, Comercial e Industrial, Gascom Equipamentos Industriais, Nicolini & Nicolini Construtora e Isolamentos, FAV - Fundição Água Vermelha e SR Tubos – Comércio, Importação e Exportação de Tubos.

A certificação tem validade de um ano e tem peso no fechamento de negócios, já que muitas empresas, em território nacional e de outros países, exigem a comprovação de sustentabilidade ambiental de seus fornecedores. (Assessoria de Comunicação PMS)

Fotos