RESPONSABILIDADE AMBIENTAL - Secretaria de Meio Ambiente certifica 11 empresas sertanezinas com o “Selo Verde”

19/12/2016

A manhã da última quarta-feira, 14, colocou em evidência a atuação de 11 empresas sertanezinas, que estão dando o seu melhor quando o assunto é produzir com respeito ao meio ambiente.

Durante cerimônia realizada no Paço Municipal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente concedeu a certificação “Selo Verde 2016”, às empresas TGM Indústria e Comércio de Turbinas e Transmissões; Barra Mansa Comércio de Carnes e Derivados; Caldema Equipamentos Industriais; Fundição Moreno; Molbor Ind. e Com. de Artefatos de Borracha; Transportadora Especialista; ADDN - Assistência Técnica, Comercial e Industrial; RG Sertal Comércio e Prestação de Serviços; Mult Engrenagens - Equipamentos Industriais e Serviços; SR Tubos Comércio, Importação e Exportação de Tubos e Serquímica Indústria e Comércio de Produtos Químicos.

Todas essas empresas atingiram pontuação igual ou superior à meta estipulada pelo programa, que avalia 10 critérios:

 

1 – Tratamento/destinação adequado dos resíduos industriais;

2 – Política interna de coleta seletiva de resíduos;

3 – Controle de poluição do ar;

4 – Controle de poluição sonora;

5 – Plano de gerenciamento de resíduos sólidos;

6 – Apoio a entidades ambientais (ONGs, associações, etc.);

7 – Ações de educação ambiental;

8 – Iniciativas de arborização e doação de mudas;

9 – Existência de profissional responsável pelo controle ambiental;

10 – Reutilização de água pluvial.

 

O ato de certificação, que contou com as presenças de diversas autoridades, entre elas o prefeito Zezinho Gimenez; os vereadores Fabiano Trigo e Nilton César Teixeira representando a Câmara Municipal; e o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes; foi marcado pelo discurso do representante da empresa Barra Mansa, Matheus Zanetti, que agradeceu a iniciativa da Administração Municipal. “Todas as empresas certificadas sabem da importância de receber o ‘Selo Verde’, que valida o nosso empenho para produzir com os menores impactos possíveis ao meio ambiente. Somos nós que devemos agradecer à Prefeitura, por manter esse programa, que é tão importante nos dias de hoje”, declarou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, destacou a determinação das empresas para obtenção da certificação. “É muito gratificante e incentivador vermos que, em meio a essa crise econômica que o país enfrenta e que tanto atingiu o setor industrial, há empresas que não abrem mão de manter e aprimorar seus processos de preservação ambiental”, comentou.

O prefeito Zezinho Gimenez parabenizou os representantes das 11 empresas certificadas. “É um orgulho para Sertãozinho ter empresários realmente comprometidos com as questões ambientais. A Administração Municipal leva esse assunto a sério; tanto é que, no ano passado nós conquistamos o 2º lugar no programa estadual ‘Município VerdeAzul’. Este ano, ficamos com a 20ª colocação, mas, ainda assim, é um resultado extremamente satisfatório, pois estamos falando de um ranking que engloba mais de 600 municípios do Estado. Acreditamos que nossa cidade está no caminho certo, e que as empresas hoje certificadas sirvam como exemplo a ser seguido pelas demais”, pontuou o prefeito.

Vale lembrar que, o “Selo Verde” tem validade de um ano e tem peso no fechamento de negócios, já que muitas empresas, em território nacional e de outros países, exigem a comprovação de sustentabilidade ambiental de seus fornecedores. (Assessoria de Comunicação PMS)