SAEMAS realiza ação de conscientização sobre o uso racional da água
Na terça-feira, 22, comemorou-se o Dia Mundial da Água e, em função disso, no último sábado, 19, o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Sertãozinho (SAEMAS) antecipou reflexões sobre o tema e realizou, na Praça 21 de Abril, o evento “Água: a razão da nossa existência”, com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso racional desse recurso natural.
Na ocasião, funcionários da autarquia abordaram os cidadãos e distribuíram folhetos com diversas orientações. Além disso, um painel explicativo sobre os processos pelos quais a água passa até chegar às residências, esteve em exposição. “Nós também expomos duas bombas submersas, que são utilizadas para captar água direto do aquífero e, ainda, distribuímos aos munícipes que passaram pelo local, bicos redutores de pressão para mangueiras, que ajudam a evitar o desperdício”, comentou o superintendente do SAEMAS, Carlos Roberto Sarni, que completou: “atitudes simples, como fechar o registro do chuveiro durante o banho, fechar a torneira durante a escovação dos dentes e evitar a lavagem desnecessária de calçadas e quintais, por exemplo, são de extrema importância para reduzirmos o desperdício de água potável”.
Vale lembrar que, frequentemente, o SAEMAS realiza campanhas com o objetivo de racionalizar o uso da água e preservar o aquífero Guarani, que vem sofrendo um rebaixamento em seu nível, causado pela má utilização desse bem necessário para sobrevivência humana.
É bom saber...
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 110 litros de água por dia são suficientes para atender as necessidades básicas de uma pessoa. No Brasil, a média nacional gira em torno de 166,3 litros por dia, por habitante – 56,3 litros a mais do que o recomendado.