Saiba o que abre e o que fecha em Secretaria de Meio Ambiente e Banco de Sangue de Sertãozinho realizam parceria na Semana do Doador, no aniversário de 120 anos da cidade

06/12/2016

Neste ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Banco de Sangue de Sertãozinho firmaram uma parceria diferente para celebrar a Semana do Doador, que tem por objetivo promover a conscientização sobre a importância da doação de sangue e, também, da preservação ambiental.

Através do Projeto “Cultivar”, executado pelo Viveiro Municipal, durante a Semana do Doador, celebrada de 21 a 26 de novembro, o Banco de Sangue de Sertãozinho convidou seus doadores a semearem exemplares da árvore Flamboyant Vermelho (Delonix regia), com o objetivo de que, dentro de um ano, após receberem os cuidados necessários no Viveiro do município, as sementes se transformem em mudas, que serão utilizadas para o plantio da primeira Avenida Vermelha de Sertãozinho, que será o símbolo dessa iniciativa – uma atividade bem semelhante àquela que foi desenvolvida na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, considerou a ação muito interessante. “Foi muito gratificante promover esta ação junto ao Banco de Sangue de Sertãozinho, principalmente, pela associação de duas formas tão peculiares de salvar vidas. Só podemos agradecer à instituição, na pessoa de sua diretora, Drª Rita de Cássia Lopes Pacca, por abraçar a causa ambiental, e aos profissionais do Viveiro Municipal, que se empenharam muito para que a atividade tivesse êxito”, comentou o secretário da pasta.

E por falar em êxito, atendendo a pedidos, a ação teve de ser prorrogada. “Os doadores ficaram tão interessados pela atividade, que decidimos prorrogar a ação no Banco de Sangue até sábado, dia 03. Nossa expectativa é de que esta ação resulte em, aproximadamente, 100 mudas de Flamboyant Vermelho. Durante cerca de um ano essas sementes que foram plantadas pelos doadores receberão os cuidados necessários no Viveiro Municipal, para que cheguem ao estágio de plantio”, explicou o responsável pelo Viveiro, José Osvaldo Capelotto.

Ainda de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a ideia é que os doadores possam acompanhar o desenvolvimento das plantas, a partir de visitas periódicas ao Viveiro Municipal. Eles também serão convidados a participar do plantio dessas mudas, quando da formalização da Avenida Vermelha. (Assessoria de Comunicação PMS)