SALVANDO VIDAS - Hemocentro realizou evento para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue

A Fundação Hemocentro organizou eventos especialmente para agradecer aos doadores de sangue. Faça um gesto de amor e salve vidas: Doe sangue
30/06/2015

Lena Aguilar

Na segunda-feira, dia 15, foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Com o objetivo de incentivar e sensibilizar a população a adquirir cada vez mais o hábito de doar sangue, a Fundação Hemocentro organizou eventos especialmente voltados para agradecer aos doadores e conscientizar as pessoas para a nobreza do ato. 

No dia 15, como parte da programação, o Hemocentro de Ribeirão Preto, que atende toda a região,  recepcionou os doadores com uma programação especial com o objetivo de valorizar o Dia Mundial do Doador de Sangue.

 Vale lembrar que domingo, dia 14, o Hemocentro de Ribeirão Preto está presente na 15ª Feira do Livro de Ribeirão. Durante o evento serão distribuídos materiais informativos para os visitantes. Para o público infantil, o Hemocentro irá apresentar o projeto Doador do Futuro na Brinquedoteca e nos intervalos a Contação de Histórias. O objetivo é valer-se do ambiente de fomento à cultura para alertar as pessoas sobre a necessidade de uma mudança cultural no que se refere à doação de sangue: “Apenas 2% da população brasileira doa sangue e poucos doam com regularidade, é por isso que trabalhamos diariamente na captação de doadores para garantir o abastecimento de sangue e salvar vidas”, comentou Miriam Castanheira, gerente de Comunicação Social do Hemocentro RP.

O Hemocentro de Ribeirão Preto atende 187 municípios e abastece mais de 110 hospitais públicos (SUS), além de atender a bancos privados de sangue que solicitam apoio emergencial. A Fundação Hemocentro faz coleta pelo método convencional e por aférese, atende pacientes com doenças do sangue, mantém o Banco de Sangue do Cordão Umbilical na Mater, além de ser a única instituição de Ribeirão Preto a realizar o cadastro de doadores voluntários de medula óssea.

 

Saiba mais

Para doar sangue, dentre outros requisitos, a pessoa precisa estar em bom estado de saúde; pesar mais de 50 quilos; ter idade a partir de 16 anos (neste caso, acompanhado do responsável legal ou apresentando autorização do responsável reconhecida em cartório); apresentar um documento de identificação oficial com foto; ter se alimentado normalmente (cortando apenas alimentos gordurosos tais como leite integral, frituras, etc); não ingerir bebida alcoólica e nem praticar atividade física nas últimas 12 horas antes da doação, além de evitar fumar duas horas antes da doação.

Todos os tipos de sangue são bem-vindos, porém os tipos negativos (A-; B-; AB-; O-) são mais raros – especialmente os doadores do tipo “O” negativo, considerados “doadores universais” –, por isso o Hemocentro reforça o convite para que esses compareçam.  

Para obter mais informações, o Hemocentro de Ribeirão atende no Centro (Posto de Coleta), que fica na Rua Quintino Bocaíuva, 470 – Centro - Telefone: (16) 3610-8929/ 3610-5822.  Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30.  Domingo, das 7h às 12h30 e Feriados, das 7h às 12h30.

O Campus da USP fica na Rua Tenente Catão Roxo, 2501 - Monte Alegre - Telefone: (16) 2101-9300. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h;  sábados e domingos, das 7h às 12h30 e feriados, das 7h às 12h30. Para os agendamentos: 0800-979 6049 ou acesse doador@hemocentro.fmrp.usp.br.