São Paulo recebe GAF 16, maior evento do agronegócio mundial

11/07/2016

Da Redação

 

A cidade de São Paulo recebeu o maior evento de agronegócio do mundo nos dias 4 e 5 julho, o Global Agribusiness Forum 2016 (GAF). O encontro  reuniu os grandes expoentes da agricultura mundial para discutir o tema "Agropecuária do Amanhã: Fazer mais com menos - Disseminando as bases do desenvolvimento sustentável". O GAF16 debateu o futuro da agropecuária e a busca de alternativas aos desafios para o desenvolvimento sustentável.

Para contribuir com as discussões, um elenco de personalidades do setor marcou presença. Entre os destaques desta edição, o GAF contou com a participação da Darci Vetter, chefe de Agricultura da United States Trade Representative, por meio do USDA, apontando a importância do agronegócio no desenvolvimento. Já Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil, abordou questões relacionadas à segurança alimentar e geopolítica.

Durante a programação, os delegados puderam acompanhar demais palestras ministradas por José Manuel Silva Rodríguez, ex-diretor geral de agricultura da Comissão Europeia; Juan Carlos Marroquín, presidente da Nestlé Brasil; Julius Schaaf, ex-presidente da United States Grains Council e Maizall; e Maurício Antônio Lopes, presidente da Embrapa.

Para somar este time, renomadas personalidades de outros segmentos da sociedade também estiveram engajadas nessas discussões. A presença de Drauzio Varella, oncologista e autor de diversos artigos sobre qualidade dos alimentos, e de Nizan Guanaes, fundador do Grupo ABC, um dos maiores grupos de comunicação do país. Os especialistas deram suas visões sobre a importância e o posicionamento do consumidor diante do agronegócio.

Outros 40 conceituados líderes e especialistas contribuíram com novas discussões do setor em constante desenvolvimento. Foram debatidos assuntos como a promoção comercial, o desafio de abastecer o mundo; a produção sustentável, as projeções globais para a agricultura até 2050, entre outros.

O Global Agribusiness Forum teve transmissão ao vivo e pode ser assistido por qualquer plataforma digital. O evento acontece a cada dois anos e é realizado pela DATAGRO, SRB, Abramilho e ABCZ.

 

SRB recebe o presidente Michel Temer no GAF16

O presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Gustavo Diniz Junqueira, recebeu o presidente da República, Michel Temer, no Global Agribusiness Forum (GAF16). A recepção ocorreu durante a cerimônia de abertura do evento, às 9h, na última segunda-feira, 4.

A presença de Michel Temer foi confirmada, em resposta à articulação de um movimento de adesão de mais de 40 entidades do agronegócio ao manifesto de apoio ao Governo Federal, liderado por Gustavo Junqueira e representantes dos correalizadores do GAF16 (SRB, Datagro, ABCZ e Abramilho).

 "Michel Temer prestigiou o setor que o apoia desde o primeiro momento. Será uma ocasião significativa para o setor mais pujante do Brasil reafirmar seu apoio ao presidente", diz Junqueira.

O GAF ainda contou com as presenças dos ministros da Agricultura, Blairo Maggi, e das Relações Exteriores, José Serra; do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; e secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim; além das lideranças empresariais do Brasil e de organismos internacionais.

Na pauta do encontro, houve destaque para as estratégias do Brasil nas negociações de acordos comerciais, para garantir a abertura de novos mercados ao agronegócio brasileiro.

Nesse contexto, o presidente da SRB também articulou junto com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Itamaraty e outras entidades representativas de produtores de commodities um grande projeto para a promoção da imagem do agro brasileiro no mercado internacional, como o mais sustentável e eficiente do mundo.

“O agronegócio aqui no Brasil responde por mais de 40 % das exportações, por 25% dos empregos e por cerca de 20% do PIB”, disse Temer. 

Para o presidente, é importante que o setor continue crescendo para contribuir com a retomada do crescimento econômico e com a geração de empregos. Para isso, disse ele, é preciso reestabelecer a credibilidade e a confiança no País.

“Muitos investidores estrangeiros estão esperando um pouco para ver o que acontece daqui um mês, um mês e meio, para, depois, investirem com muita força aqui no Brasil”, disse o presidente em exercício.

Temer disse ainda que pretende viajar por vários países para incentivar esse investimento estrangeiro na economia brasileira.

“Não se pode imaginar que se vai criar emprego se você não prestigiar a iniciativa privada. Então, emprego é uma coisa que nós temos que trabalhar, e, para isso, temos que prestigiar a indústria, a agricultura e o setor de serviços”, assinalou.

 

 

Saiba mais em: www.globalagribusinessforum.com (Com informações: Sociedade Rural Brasileira)