SAÚDE ANIMAL - Vídeo que mostra cãozinho comendo fezes gera revolta nas redes sociais
Maristella Coutinho
Um vídeo divulgado nas redes sociais, no início da semana, chamou a atenção de protetores de animais em Sertãozinho. A gravação, com pouco mais de um minuto, mostra um cãozinho, que atualmente está sob os cuidados do Canil Municipal de Sertãozinho, comendo fezes em uma das baias. O fato gerou uma série de críticas nas redes sociais. Segundo a denunciante, este tipo de comportamento significa que o animal sofre maus tratos dos responsáveis.
O J.A. entrou em contato com a veterinária do Canil, Lara Sichieri, que prestou esclarecimento sobre o caso. Segundo ela, este é um comportamento comum em animais que possuem coprofagia; no caso deste cão, as causas do desenvolvimento desta doença ainda são desconhecidas. “Para que possamos descobrir, nossa equipe está realizando diversos exames no animal para começarmos um tratamento”, explicou Lara Sichieri.
Ainda de acordo com a veterinária, as baias estavam sujas porque o vídeo foi feito por volta das 7h da manhã – pouco antes da higienização do local começar a ser realizada pelos funcionários.
Coprofagia. O que é?
A coprofagia é o hábito que alguns cachorros desenvolvem de comer as próprias fezes ou a de outros cães. Isso pode começar por diversas razões. Pode ser, por exemplo, por imitação: a fêmea, quando tem os filhotes, come as fezes deles para manter o ambiente limpo e os filhotes, ao presenciarem esse comportamento, podem imitar.
Em outros casos, esse comportamento pode acontecer por algum problema na absorção dos alimentos. Outra possibilidade pode ser por algum problema no aparelho digestivo do pet ou verminose.
Tratamento – Ao perceber os sintomas em seu cão, é importante que ele seja levado imediatamente a um médico veterinário para avaliar se a origem do problema não está relacionada a algum problema digestivo. Porém, se a causa for comportamental, a mudança de hábito deve começar com o dono. Ou seja, o ideal é não dar broncas no seu cão, caso ele faça as necessidades no lugar errado ou se ele comer as próprias fezes. Se você der bronca, o animal não entenderá o que você está dizendo e isso poderá piorar o comportamento – o pet pode querer esconder as fezes de você para não levar bronca e comê-las. (Com informações do site caocidadao.com.br)