SAÚDE - Atividades da Campanha “Outubro Rosa” terminam na próxima quarta-feira, 26
A Secretaria de Saúde de Sertãozinho encerra nesta quarta-feira, dia 26, as atividades da Campanha “Outubro Rosa”, que têm por objetivo promover a conscientização das mulheres, quanto à importância da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.
Assim, na próxima segunda-feira, 24, às 9h, na UBS “José Pereira de Carvalho”, na Cohab 3, as cidadãs atendidas pela unidade poderão assistir à palestra sobre Câncer de Colo de Útero, com as enfermeiras da unidade e alunos de Enfermagem da Faculdade São Luiz.
E na quarta-feira, 26, às 9h, na UBS “José Joaquim Bonfim”, no Jardim Alvorada, as moradoras do entorno poderão acompanhar a palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama, com a equipe de Enfermagem da unidade.
A secretária municipal de Saúde, Rita Montenegro, reforça a importância das mulheres se manterem atentas à questão preventiva. “É claro que a Campanha ‘Outubro Rosa’ é um grande reforço para chamar a atenção do público feminino, para os exames essenciais que devemos fazer. Entretanto, é preciso reforçar que, mesmo que a mulher não tenha qualquer sintoma, ela deve se consultar com seu ginecologista de confiança uma vez ao ano. Essa consulta pode ser agendada diretamente em uma de nossas 8 UBSs, localizadas em Sertãozinho e Cruz das Posses, sem necessidade de encaminhamento. Havendo solicitação do médico para mamografia ou Papanicolau, os dois exames são realizados pela rede municipal de saúde”, destaca.
Reforçando
É através da mamografia e do Papaniculau que torna-se possível a detecção de qualquer alteração nas mamas e no útero precocemente; mas, para isso, é necessário que as mulheres fiquem atentas à periodicidade dos exames.
A indicação é que a mamografia seja feita pela primeira vez aos 40 anos e, depois, deve ser repetida a cada dois anos. Quando a paciente tem casos de câncer em família, em parentes próximos, como mãe e avó, o primeiro exame pode ser antecipado para os 35 anos.
Já o Papanicolau deve ser realizado a partir dos 25 anos, por dois anos seguidos; se os resultados forem normais, o intervalo para a realização do próximo exame pode ser de até três anos.
Vale lembrar que, Sertãozinho é uma das cidades contempladas com o Programa “Mulheres de Peito”, do Governo do Estado. Através dele, toda mulher com 50 anos ou mais pode fazer a mamografia gratuitamente, sem necessidade de encaminhamento prévio. A única orientação é que o exame seja realizado, preferencialmente, no mesmo mês de aniversário da mulher.
Basta entrar em contato com o telefone 0800 77 90 000, para realizar o agendamento. Todo o procedimento é gratuito. (Assessoria de Comunicação PMS)