SAÚDE - Campanhas de vacinação contra a Febre Amarela têm balanço positivo em Sertãozinho

06/02/2017

A Prefeitura Municipal de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, vem trabalhando com atenção nas ações preventivas contra a Febre Amarela. Por isso, além do atendimento diário nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde, nas duas últimas semanas, o município promoveu ações de intensificação vacinal aos sábados.

No último sábado, dia 28, durante todo o dia, em quatro pontos de Sertãozinho e um em Cruz das Posses, servidores da Vigilância Epidemiológica imunizaram mais 1.878 pessoas contra a doença. “Somando com a ação do dia 21 de janeiro, apenas nessas duas atividades de intensificação, aplicamos 3.715 doses da vacina contra a Febre Amarela. Entretanto, se adicionarmos a esse total os atendimentos realizados nas salas de vacina, chegamos a quase 5.000 doses aplicadas; ou seja, estamos perto de eliminar o nosso resíduo (7%), já que, no início de janeiro, segundo dados do Grupo Regional de Vigilância Epidemiológica (GVE), 93% da nossa população já eram vacinados contra a doença”, detalhou a responsável pelo serviço de Vigilância Epidemiológica, Karen da Silva Santos.

Apesar da grande procura da população ter resultado em um tempo de espera maior para quem pretendia se vacinar, de acordo com a secretária adjunta de Saúde, Rita Rosana Montenegro, toda essa mobilização tem um lado positivo. “A conscientização da população é o grande ganho que estamos obtendo, pois está sendo possível atualizar a caderneta de vacinação dos moradores, principalmente, dos adultos. Somente no último sábado, dia 28, foram aplicadas 1.992 vacinas contra tétano e difteria, Hepatite B e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)”, analisou a secretária adjunta, que destaca: “o cartão de vacinação é um documento muito importante, só que grande parte das pessoas, em especial os adultos, não o veem assim. É preciso guardá-lo e zelar por seu estado de conservação”.

A partir da semana passada, a Secretaria de Saúde também passou a intensificar a vacinação dos moradores da zona rural, facilitando o acesso à imunização desta parcela da população.

 

Imunização continua nas salas de vacina

 

Quem ainda não se vacinou contra a Febre Amarela não precisa se “afobar”, porque a vacinação continua nas oito salas de vacina do município, que funcionam nas Unidades Básicas de Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Fabricio de Freitas Fonseca, aproveita para tranquilizar a população. “Reforçamos para os cidadãos que, não é preciso pânico. Quem ainda não se vacinou ou está com a vacina atrasada, pode procurar uma sala de vacina nas próximas semanas para receber sua dose. Há vacinas disponíveis para todos que ainda não se imunizaram. Nos últimos dias, em função da grande procura, algumas salas registraram filas, entretanto, estamos trabalhando para aprimorar esse fluxo e nossa expectativa é de que, a partir da semana que vem, o atendimento seja normalizado. Porém, é sempre importante lembrar que, as salas de vacina possuem sua rotina habitual, priorizando o atendimento a gestantes e crianças; contamos com a compreensão da população, reforçando, mais uma vez, que a situação em nosso município é tratada como preventiva; não temos casos confirmados da doença”, pontuou.

 

Quem deve tomar a vacina - A vacinação contra a Febre Amarela está indicada para bebês a partir dos 9 meses de vida, crianças, jovens, adultos e idosos. Vale destacar que, mulheres grávidas e pessoas alérgicas a ovo não devem receber a vacina; no caso dos idosos, cada situação será analisada individualmente pelos profissionais de saúde, para evitar riscos em função de doenças crônicas já existentes.

O esquema atual de vacinação contra a Febre Amarela consiste na administração de duas doses da vacina, não sendo mais necessária a aplicação de um reforço a cada 10 anos. (Assessoria Comunicação Prefeitura Sertãozinho)