SAÚDE - Confira as próximas atividades da Campanha “Outubro Rosa” em Sertãozinho
A Secretaria de Saúde de Sertãozinho promove até o próximo dia 26, diversas ações de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, durante a realização da Campanha “Outubro Rosa”.
Neste sábado, dia 15, das 8h às 14h, com o apoio do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, um mutirão de coleta para o exame Papanicolau será realizado exclusivamente para as moradoras da Granja.
A partir de segunda-feira, dia 17, a programação contempla atividades abertas ao público: às 9h, na UBS “José Pereira de Carvalho” (Cohab 3), será realizada palestra sobre Amamentação e Saúde da Mulher, com enfermeiras da unidade e alunos de Enfermagem da Faculdade São Luiz; e às 13h30, no CAPS-AD (Centro), acontecerá uma roda de conversa com o médico ginecologista Dr. João Ortolan, além de momento lúdico, com aula de maquiagem, sorteio de brindes e dinâmicas.
Já na terça-feira, dia 18, às 9h, na UBS “Jaime Bonifácio da Silva” (Jardim Santa Rosa), a população poderá acompanhar a palestra sobre Amamentação e Prevenção do Câncer de Mama, com as enfermeiras Simone Rezende e Gisele Caroline.
E no dia 19, quarta-feira, às 9h, na USF “Dr. Luiz Albanez Neto” (Jardim Helena), as moradoras da região poderão participar de uma palestra de Prevenção do Câncer de Mama, em que serão distribuídos pedidos de mamografia, para as mulheres que se enquadram no Projeto “Mulheres de Peito”.
A coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Lidercy Lemes de Souza, reforça o convite para que as cidadãs participem das ações da campanha. “A informação é uma grande aliada na prevenção ao câncer, portanto, deixamos o nosso convite para que as moradoras de Sertãozinho e Cruz das Posses participem das atividades de conscientização, que são totalmente gratuitas. Além disso, aproveitamos para reforçar a importância da realização dos exames preventivos, que são oferecidos também de forma gratuita em nossa rede municipal de saúde”, pontua.
A programação completa da Campanha “Outubro Rosa” pode ser conferida em: www.sertaozinho.sp.gov.br.
Você sabia?
É através da mamografia e do Papaniculau que torna-se possível a detecção de qualquer alteração nas mamas e no útero precocemente; mas, para isso, é necessário que as mulheres fiquem atentas à periodicidade dos exames.
A indicação é que a mamografia seja feita pela primeira vez aos 40 anos e, depois, deve ser repetida a cada dois anos. Quando a paciente tem casos de câncer em família, em parentes próximos, como mãe e avó, o primeiro exame pode ser antecipado para os 35 anos.
Já o Papanicolau deve ser realizado a partir dos 25 anos, por dois anos seguidos; se os resultados forem normais, o intervalo para a realização do próximo exame pode ser de até três anos.
É importante frisar: mesmo que esteja tudo bem, o ideal é que a mulher se consulte com o ginecologista de confiança uma vez ao ano.
Sua mamografia está em dia?
Se você é mulher, tem 50 anos ou mais e está lendo este texto, faça-se a seguinte pergunta: “quando fiz minha última mamografia”? Se a resposta for “há mais de dois anos”, esse cuidado tão importante com a sua saúde não está mais em dia.
Para resolver é fácil: basta entrar em contato com o Programa “Mulheres de Peito”, que prioriza e incentiva a realização de mamografias em mulheres de 50 a 69 anos de idade, através do telefone 0800 77 90 000, para realizar o agendamento. Todo o procedimento é gratuito e dispensa encaminhamento médico. A única orientação é que a mamografia seja realizada, preferencialmente, no mesmo mês de aniversário da mulher. (Assessoria de Comunicação PMS)