SAÚDE - H1N1: saiba como prevenir a contaminação pelo vírus

12/04/2016

A Influenza “A”, caracterizada pela contaminação com o vírus H1N1, manifestou-se mais cedo este ano, o que tem deixado autoridades de saúde e a população bastante preocupadas por todo o país.

Segundo informações da Vigilância Epidemiológica do município, no Estado de São Paulo há 55 casos confirmados da doença, além de 14 óbitos. “A Influenza ‘A’ é uma infecção respiratória que, pode acarretar complicações severas. Até o momento, foram registrados em Sertãozinho dez casos suspeitos, cujos pacientes já receberam atendimento e estão devidamente orientados; um óbito suspeito está sob investigação. Por isso, a população deve ficar atenta aos sintomas e formas de prevenção, até que a campanha de vacinação dos grupos de risco seja iniciada, a partir do próximo dia 30”, esclarece a coordenadora do setor, a enfermeira Ana Paula Santos.

 

Sintomas da Influenza “A” e formas de prevenção

 

Os sintomas da Influenza “A” se caracterizam por febre alta e repentina, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas relatam diarreia e vômitos associados à infecção pelo vírus H1N1. Na ocorrência combinada desses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento no serviço de saúde mais próximo.

Algumas medidas higiênicas simples diminuem a possibilidade de contaminação pelo H1N1:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, principalmente, quando for se alimentar ou tocar a mucosa dos olhos, nariz e boca;

- Cobrir a boca e o nariz, de preferência com um lenço de papel, ao espirrar ou tossir, evitando assim, a dispersão de partículas nas superfícies e a contaminação das mãos;

- Não dividir objetos de uso pessoal, como copos e talheres, por exemplo;

- Evitar ambientes fechados, sem ventilação e com aglomerações;

- Adotar hábitos saudáveis, como se alimentar bem e ingerir muita água.

 

Campanha Nacional de Vacinação

 

O Ministério da Saúde dará início à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe no próximo dia 30, que será o “Dia D” de imunização contra a doença. “É preciso esclarecer para a população que, embora a mídia tenha noticiado a possibilidade de antecipação da vacina para o Estado de São Paulo, em Sertãozinho, o que vale é a data estabelecida pelo Ministério da Saúde, ou seja, a campanha terá início no dia 30, que é um sábado, com atendimento das 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Praça 21 de Abril”, orienta a coordenadora Ana Paula Santos.   

            As pessoas que devem se imunizar durante a campanha, precisam se enquadrar em um dos grupos de risco, que são: idosos (a partir de 60 anos), crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há 45 dias), portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, bronquite, etc.) e profissionais da saúde.

            Para mais informações, o cidadão deve procurar a UBS mais próxima de sua residência. (Assessoria de Comunicação PMS)