Saúde - Mudando hábitos por meio da alimentação e da informação
Iniciativas criativas são sempre bem-vindas e, recentemente, dois profissionais da UBS “Dr. Edgard Silveira Pagnano”, em Cruz das Posses, o farmacêutico Fabrício Bittar e enfermeira Francine Heloisa Nicolussi, promoveram uma ação interessante: uma “roda de conversa” com pacientes diabéticos.
Os dois realizaram um delicioso café da manhã, no qual estiveram presentes dez pacientes. “O objetivo foi realizar uma abordagem, através de uma roda de conversa, com temas pertinentes da doença e mostrar que existem diversas opções de alimentação para a patologia”, comentou a enfermeira Francine. “Foi o início de um trabalho. Serviu para orientar os pacientes a conseguirem melhores resultados”, completou ela.
Na mesa, itens como leite desnatado batido com morango, chá verde com gengibre, suco natural de laranja, margarina light, gelatina diet, frutas (maçã, pera, pêssego e abacaxi), torrada integral e bolo de nozes diet, foram algumas das delícias.
Mas, antes de provarem os quitutes, os profissionais fizeram uma explanação sobre a diabetes e suas possíveis complicações. Temas como instruções sobre medicações: administração, dosagem, efeitos adversos e armazenagem (insulinas e comprimidos) e a importância dos exercícios físicos e mudanças no estilo de vida, também ganharam destaques no encontro.
“O retorno foi bastante positivo. Houve uma grande participação dos pacientes. A todo momento, eles colocavam situações ocorridas e retiravam suas dúvidas. A troca de informação foi muito rica. Durante toda a roda de conversa, passamos fotos de úlceras diabéticas, para maior sensibilização dos pacientes”, comentou Fabrício Bittar, que acrescentou: “durante o café, muitos pacientes relataram que não conheciam as alternativas apresentadas e acabaram ficando extremamente satisfeitos com esses produtos. Valeu muito a pena esse encontro”.
Quando perguntado sobre sua iniciativa, já que ele atua em outra área, Fabrício é rápido na resposta: “nós precisamos fazer a nossa parte. Precisamos acompanhar esses pacientes, já que a diabetes é uma doença silenciosa”, comentou, por telefone, dividindo sua atenção com as perguntas e, em alguns momentos, pedindo uma pausa para entregar as medicações aos pacientes. Detalhe: chamando todos pelo nome e até com uma certa intimidade. “Essa pomada aqui, a senhora passa e fique atenta. Tenha um bom dia. Vamos, podemos continuar a entrevista...”, falava Fabrício que, mesmo quando recebia um elogio, dava uma risada discreta e agradecia.
Em tempo: o Fabrício tem 2 anos de serviço público e é daqueles funcionários que sabem a importância do seu papel: servir à comunidade com qualidade. A partir da próxima semana, ele estará de férias; mas já antecipou que, quando voltar, promoverá outras ações como esta.
Falando ainda sobre alimentação saudável
Recentemente, na USF “Dr. Luiz Albanez Neto”, no Jardim Helena, foi realizada uma palestra com a nutricionista Andrea de Medeiros, que reuniu domiciliados que são acompanhados pelos agentes de saúde daquela região. Em pauta, o assunto foi como utilizar e otimizar os alimentos do nosso cotidiano. A nutricionista também esclareceu dúvidas dos pacientes sobre alimentação saudável. (Assessoria de Comunicação PMS)