SAÚDE - Sertãozinho e Cruz das Posses terão vacinação contra a gripe neste sábado, dia 13
Tradicional “Dia D” será das 8h às 17h, em diferentes pontos do município
Neste sábado, 13, é o “Dia D” de vacinação contra a gripe para crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias do período pós-parto); trabalhadores da saúde; indivíduos com 60 anos de idade ou mais; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis; pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória ou renal crônica, transplantados, pessoas com deficiências, etc.) e professores das escolas públicas e privadas.
Em Sertãozinho e Cruz das Posses, a ação será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica. “Nossa projeção é de que 10 mil pessoas sejam vacinadas neste sábado, dentro dos grupos prioritários. Lembrando que, essa é a última chamada para imunização contra o vírus Influenza, que pode ocasionar complicações na saúde de pacientes com comorbidades, crianças e idosos. O pedido é que as pessoas que têm direito à vacina, não deixem de se imunizar”, afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Karen da Silva Santos.
Um bom exemplo é a dona Iolanda Garcia Manzan: aos 74 anos de idade, ela não abre mão de se vacinar contra a gripe. “Este ano, eu já tomei a minha vacina, lá no postinho da Cohab VIII; não deixo de tomar de jeito algum. Antes de começar a tomar a vacina, eu tinha uma gripe atrás da outra, e cheguei até a ter uma pneumonia. Há muitos anos eu me vacino contra a gripe, e indico para todas as pessoas da terceira idade”, comenta a cidadã, que é moradora do Jardim Boa Vista, é muito disposta e participa das atividades do Centro de Convivência do Idoso.
Pontos de vacinação
A vacinação será realizada em Sertãozinho e Cruz das Posses, das 8h às 17h, nos seguintes pontos:
- UBS “José Joaquim Bonfim” – Rua Paulo Meloni, 874 – Jardim Alvorada;
- Centro de Saúde II – Rua Pedro Bighetti, 910 – Jardim Recreio;
- UBS “Jaime Bonifácio da Silva” – Avenida Antônio Vanzela, 710 – Jardim Santa Rosa;
- UBS “Olívia Mendes Mossin” – Rua Tenente Hélio Batista de Oliveira, 531 – Jardim Jamaica;
- UBS “José Pereira de Carvalho” – Avenida Hideo Takada, s/nº - Cohab III;
- UBS “Francisco Xavier de Carvalho” – Rua Victório Bisson, 396 – Cohab VIII;
- Praça 21 de Abril – Centro;
- EMEI “Maria Rosa Motta” – Rua Floriano Peixoto, 975 – Cruz das Posses.
A apresentação de um documento com foto ou do cartão de vacinação é indispensável.
Vale destacar que, nas UBSs, paralelamente à ação de vacinação, profissionais do Departamento Municipal de Odontologia farão avaliações e orientações para toda a população, com foco na prevenção do câncer bucal, uma vez que, maio é o mês dedicado a essa atividade.
Lembrete
Quando forem procurar a vacinação, os trabalhadores da saúde e os professores devem apresentar um comprovante que ateste o vínculo empregatício (crachá, holerite ou declaração).
As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou que se encaixem no critério de outras condições clínicas especiais devem levar algum comprovante que ateste tais condições de saúde como, por exemplo: uma receita médica contendo os medicamentos que a pessoa utiliza ou a carta do médico. (Assessoria de Comunicação PMS)