SAÚDE - Vigilância Epidemiológica faz alerta para cidadãos que entraram em contato com águas de enchente

Em casos de sintomas de leptospirose, os cidadãos sertanezinos atendidos pelo SUS devem procurar atendimento o quanto antes. Uma das portas de entrada é a UPA
25/01/2016

Em função das fortes chuvas que atingiram o município no último final de semana, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, faz um alerta para os cidadãos que entraram em contato com águas de enchente, que propiciam o surgimento de algumas doenças, especialmente, a leptospirose.

            A doença é causada por bactérias do gênero Leptospira, que estão presentes na urina de ratos e ratazanas. Geralmente, é transmitida ao homem com a ocorrência de enchentes. “Se após o contato com água contaminada, a pessoa apresentar dores de cabeça e musculares (principalmente nas panturrilhas), febre, vômitos, diarreia e tosse, o cidadão deve ficar atento e procurar a Unidade de Pronto Atendimento mais próxima ou a Vigilância Epidemiológica. Como os principais sintomas são muito parecidos com os da dengue, pedimos às pessoas que tiveram contato com águas de enchente, que relatem isso ao médico, evitando a precipitação de diagnóstico e agilizando o tratamento, pois a evolução da leptospirose é potencialmente grave”, comenta a coordenadora do órgão, Ana Paula Santos.

            É importante destacar que, em formas mais graves, a leptospirose, se não tratada em tempo oportuno, pode acarretar acometimento pulmonar, insuficiência renal aguda, alterações gastrointestinais, meningite e outras manifestações neurológicas. “É importante salientar que, o fato de uma pessoa ter entrado em contato com águas de enchente, não quer dizer, obrigatoriamente, que ela contraiu a leptospirose. Nosso alerta é para que os cidadãos fiquem atentos ao aparecimento desses sintomas, após o episódio com enchente, e que não omitam essa informação dos médicos”, ressalta Ana Paula.

            A confirmação do diagnóstico de leptospirose é feita através de exames específicos, solicitados pelo médico.

            Para os cidadãos atendidos pelo SUS, em Sertãozinho, as portas de entrada para diagnóstico da doença são a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), localizada à rua Pedro Carleto Neto, 120 – Jardim Grande Aliança; e o serviço de Vigilância Epidemiológica, que fica no Centro de Saúde II, à rua Pedro Bighetti, 910 - Jardim Recreio.

            As unidades de Pronto Atendimento dos planos de saúde, que operam no município, também estão aptas a atender seus conveniados.

Dúvidas e outras informações: 3945-7640. (Assessoria de Comunicação PMS)