SAÚDE - Você sabe o que é o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas?

16/03/2015

Sertãozinho está prestes a inaugurar o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) - unidade de saúde especializada em atender dependentes de álcool e outras drogas, dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem como objetivo tratar esses indivíduos, para que retomem de forma produtiva sua rotina nos diversos ambientes sociais.

            Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a principal característica do CAPS-AD é o respeito ao livre-arbítrio do paciente. “Para receber o atendimento especializado oferecido pelo Centro de Atenção, o interessado pode chegar ao local espontaneamente, ou seja, sem a necessidade de encaminhamento médico. Nesse contexto, o apoio da família é fundamental, mas é importante destacar que a premissa de trabalho do setor é o respeito à vontade do paciente, dessa forma, não são aceitas participações compulsórias, à força”, explica a secretária da pasta, Rita Rosana Montenegro.

O local prestará atendimento diário, a partir da atuação de uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatra, pedagogo, educador físico, assistente social, enfermeira, terapeuta ocupacional, clínico geral, psicóloga e oficineiro, a qual lançará mão de diferentes recursos para conseguir bons resultados, como atendimentos individuais, em grupos e em família; além de oficinas terapêuticas e ações comunitárias para inserção social. “O CAPS-AD será uma referência no tratamento da dependência química, reunindo esforços das áreas da Saúde e de Desenvolvimento Social, tratando o paciente e promovendo sua reintegração social”, pontua.

            A previsão é de que o CAPS-AD seja implantado no mês de abril, assim que a reforma do imóvel for concluída. Enquanto isso, o atendimento a portadores de dependência química vem sendo realizado no Ambulatório de Saúde Mental, localizado à avenida Hideo Takada, s/nº, na Cohab III, onde acontecem encontros semanais com os pacientes, que são orientados por um psiquiatra, com a finalidade de prevenir a reincidência do uso de drogas. As reuniões acontecem todas as sextas-feiras, às 10h, e são abertas para qualquer pessoa interessada em receber apoio.           

Sobre a obra

Os trabalhos de reforma e adequação do imóvel, que abrigará o CAPS-AD, estão em fase final. No local estão sendo investidos mais de R$ 96 mil – recurso exclusivo do município.

Iniciada em outubro de 2014, o serviço consiste em adequações elétrica e hidráulica, instalação de sanitário para pessoas com deficiência, recepção, cobertura em policarbonato e pinturas em geral.

            O CAPS-AD está localizado à rua Carlos Gomes, nº 1.354, no Centro da cidade. (Assessoria Comunicação Prefeitura Sertãozinho)