Secretaria de Desenvolvimento Econômico certifica Mulheres Empreendedoras

14/03/2016

 “Eu já caí e me levantei muitas vezes. Aprendi e segui em frente graças a Deus”. A declaração foi da moradora Marilza Rosseti Martins, uma das homenageadas, na última terça-feira, dia 08, durante a cerimônia de entrega de certificados às mulheres empreendedoras – evento organizado pela Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, data essa em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher.

Marilza é moradora de Sertãozinho, possui um pequeno comércio na Cohab 7 e tem uma história de vida muito interessante. Após seu marido perder o emprego, ela arregaçou as mangas e foi à luta. Começou vendendo roupas de porta em porta, superando cada dificuldade que, diga-se de passagem, não foram poucas, até que conheceu o Programa Banco do Povo, a partir de uma entrevista do prefeito Zezinho Gimenez. “Eu o vi na televisão falando sobre esse Banco que ajudava pequenos empreendedores. Foi ótimo saber que podia contar com essa possibilidade de conseguir um crédito para melhorar meu negócio”, conta ela, que, gradativamente, vem incorporando benfeitorias em sua loja de roupas, que era um dos seus grandes sonhos.

Histórias de mulheres guerreiras e empreendedoras do comércio de Sertãozinho e de Cruz das Posses, como a de Marilza, e também de representantes do setor Público foram lembradas durante a cerimônia, que contou com discursos da secretária de Saúde, Rita Rosana Montenegro, do vereador Nilton César Teixeira e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Roberto Liboni, para cerca de 70 pessoas, entre elas, autoridades, diretores de entidades como CEISE Br e Copercana, imprensa e convidados de um modo geral.

“Este evento, o ‘Mulheres Empreendedoras’ teve por objetivo propor ações de valorização, reconhecimento e visibilidade às mulheres de Sertãozinho e Cruz das Posses. Assim, fizemos uma exposição fotográfica, retratando um pouquinho dessas histórias brilhantes”, explicou o secretário Carlos Roberto Liboni, que completou: “são mulheres que foram indicadas por setores da sociedade. Devo, ainda, agradecer o apoio dos parceiros que nos ajudaram nesse trabalho; são eles: Scoton Fotografias, Vidraçaria Cristal e Revista Spot Vip”.

Os setores da sociedade, os quais o secretário Liboni se referiu são: o CEISE, a ACIS, o COMTUR, o CIESP, a Câmara e a Prefeitura de Sertãozinho, através dos programas Banco do Povo e Jovem Cidadão.

As mulheres homenageadas foram: Ágata Ferreira Turini; Cecília Munute Polegato; Eva Maria Guidi Pinotti; Juliana Cristina Aurélio Cunha; Márcia L. A. Bachega; Marilza Rosseti Martins; Rosana Amadeu Silva Zumstein; Sueli Azevedo Gomides; Talita Pugliesi Pavan; Teresa Cristina Pelá Rodrigues e Vivian Patrícia Capelotto Lopes.

Pela categoria “Mulheres do Serviço Público” foram lembradas: Maria Dirma Bononi Francisco; Maria Neli Mussa Tonielo; Tatiane Cristina Pereira Guidoni; Ângela Maria Bighi Rocha; Janaína de Cássia Braga Mói Crosara; Marli Aparecida Ferreira Bozzo; Michelle Leal Lopes Fabris; Otávia Alexandrina Portugal Assumpção e Rita Rosana Montenegro.

É válido ressaltar que, a exposição “Mulheres Empreendedoras” seguirá em cartaz, na Secretaria, pelas próximas semanas, e a população poderá conferir, gratuitamente, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

Mais ações para elas

 

Além da exposição, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou na quarta-feira, 09, uma palestra gratuita com a economista especializada em Gestão Empresarial do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Iroá Nogueira Lima Arantes, contando com um público significativo. O tema foi “Empreendedorismo para Mulheres”.

A programação seguiu também na quinta-feira, dia 10, com uma ação destinada a todas as mulheres que passaram pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Um espaço de bem-estar foi montado no local, com maquiagem e outros serviços de beleza. Nós sabemos que, todos os dias são das mulheres, mas é sempre válido relembrar o quão elas são importantes para todos nós”, concluiu o secretário Liboni.

Confira alguns registros do fotógrafo Adilson Lopez. (Assessoria Comunicação Prefeitura Sertãozinho)