Secretaria de Desenvolvimento Social realiza fórum sobre população em situação de rua
No último dia 20, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania promoveu o “1º Fórum Sobre População em Situação de Rua: Escolha ou Acaso?”, do qual participaram autoridades, como a secretária da pasta, Janaína de Cássia Braga Mói Crosara; o secretário municipal de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni; o vereador Nilton César Teixeira; a representante da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Ribeirão Preto, Delvita Pereira Alves; além da coordenadora do Centro POP, Bruna Carla Rodrigues, e profissionais relacionados às áreas social, de saúde, educação e segurança do município. O presidente da ACIS, Paulo Roberto Scaranello; o gerente executivo do Ceise BR, Sebastião Macedo; e a secretária de Assistência Social de Jaboticabal, Eliete Lopes, também prestigiaram o evento.
Ao usar a palavra, a secretária Janaína Mói Crosara destacou a importância de se discutir sobre a população em situação de rua. “Entendemos que o ser humano tem de ser respeitado em sua integralidade, por isso, a partir da implantação do Centro POP no município, no ano passado, temos trabalhado não só para oferecer um atendimento de qualidade a essas pessoas, mas também, para mudar a mentalidade e conquistar o apoio da população em geral”, afirmou.
Durante o evento, o público presente pôde acompanhar uma explanação sobre a atuação do Centro POP; uma intervenção teatral do Grupo Dalapagarapa e a palestra do profissional Luciano Márcio Freitas de Oliveira, que é graduado em Ciências Sociais pela UNESP, mestre em Sociologia pela UFSCar e doutorando no Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais e Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina, e que possui pesquisas na área de efetivação de direitos da população em situação de rua.
Um momento do evento que chamou a atenção do público, foi o depoimento do cidadão Cláudio Roberto Ramos da Silva, que utiliza os serviços do Centro POP. “Teve um momento da minha vida, em que as drogas me tiraram tudo. Minha família, meus amigos e meu emprego, e fui morar na rua. Fiquei oito meses morando na rua, sem conversar com ninguém, porque, simplesmente, as pessoas não me enxergavam. Com o início dos trabalhos no Centro POP, minha vida mudou. Os profissionais de lá me receberam com muito amor e carinho; me ensinaram a pintar, que é uma coisa que eu nunca achei que poderia fazer na vida; me deram alimento e roupas limpas. Graças a Deus, deixei as drogas, estou trabalhando e já não moro mais na rua, pois consegui alugar uma casa para morar”, contou.
Presente ao evento do início ao fim, o presidente da ACIS, Paulo Roberto Scaranello, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Centro POP. “Eu não conhecia esse serviço oferecido pela Prefeitura, e achei muito importante. Pretendo colocar o tema em discussão com a diretoria da ACIS, para avaliarmos uma forma de capacitarmos os comerciantes, sobre como eles devem agir e orientar as pessoas em situação de rua, que transitam pelo comércio”, comentou.
Para a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social da Cohab 1, Silmara Ferreira Rodrigues, o conteúdo apresentado no fórum foi positivo. “Foi um dos melhores eventos na área de Desenvolvimento Social de que participei nos últimos meses. O palestrante é um profissional muito competente, que nos fez refletir sobre a importância de respeitarmos as opções das pessoas, pois muita gente já teve a oportunidade de abandonar a vivência de rua, mas prefere permanecer ali”, avaliou.
O vereador Nilton César Teixeira elogiou o evento e o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social. “Esse evento é importantíssimo, pois dá visibilidade a esse trabalho tão importante realizado para pessoas que, invariavelmente, são esquecidas ou ignoradas pela sociedade. A secretária Janaína e sua equipe estão fazendo um excelente trabalho no município, e merecem nosso reconhecimento”, pontuou.
Sobre o Centro POP
O Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) é uma unidade pública de referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua, no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A unidade representa um espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. No caso do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, são proporcionadas vivências para o alcance da autonomia, que estimulam à organização, mobilização e participação social.
De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua é ofertado àqueles que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência, e tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva do fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares, que oportunizem a construção de novos projetos de vida.
O Projeto do Governo Federal, realizado em parceria com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, foi implantado em maio de 2014. Atualmente, o local atende 70 cidadãos cadastrados de Sertãozinho e do Distrito de Cruz das Posses; porém, também presta assistência e acolhimento aos moradores de rua transitórios, que estão de passagem pela cidade, tendo atendido, em seu primeiro ano de funcionamento, 556 pessoas.
O Centro POP está localizado à rua Paulo Meloni, 720, no Jardim Alvorada. O telefone para contato é 3945-8453. (Assessoria de Comunicação PMS)