Secretaria de Meio Ambiente abre inscrições para o Programa “Selo Verde”

Empresas têm até o dia 30 de setembro para buscarem a obtenção do “Selo Verde”
30/06/2015

A Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria de Meio Ambiente, abriu inscrições para mais uma edição do Programa “Selo Verde”, que certifica empresas do município, que utilizam de práticas produtivas e de gestão com sustentabilidade socioambiental.

As empresas interessadas em obter a certificação precisam demonstrar interesse, a partir do preenchimento de um protocolo específico, disponibilizado pela Secretaria de Meio Ambiente. Depois disso, a Secretaria entrará em contato com a empresa, que deverá apresentar os documentos que comprovem as suas ações. Em seguida, será agendada uma visita de campo, em que os técnicos da pasta farão a confirmação das informações declaradas.

Segundo Aluísio Edson Moraes Júnior, diretor do Departamento de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente, o “Selo Verde” é uma certificação ambiental de âmbito municipal, que dá visibilidade às práticas de responsabilidade com o meio ambiente. “O programa propõe atitudes comportamentais fundamentadas em valores de preservação ambiental, além de valorizar e incentivar as empresas a praticarem ações sustentáveis”, explica.

            Ainda, de acordo com o diretor, a obtenção do “Selo Verde” também tem peso importante nas relações comerciais das empresas certificadas. “O programa permite que portas sejam abertas para o mercado exterior, que exige que seus fornecedores sejam ambientalmente sustentáveis”, sinaliza.

     É importante destacar que, para a obtenção do certificado, que tem validade de um ano, as empresas precisam atingir uma pontuação igual ou superior a 70 pontos nos seguintes quesitos:

 

Tratamento ou destinação adequada de resíduos industriais;

Política interna de coleta seletiva de resíduos;

Controle de poluição do ar;

Controle de poluição sonora;

Plano de gerenciamento de resíduos sólidos;

Apoio a entidades que trabalham na defesa do meio ambiente;

Ações de educação ambiental junto a colaboradores, clientes e fornecedores;

Iniciativa de apoio à arborização e produção de mudas no município;

Existência de profissional responsável pelo controle ambiental;

Reutilização de água pluvial.

 

            O protocolo para participação no processo de certificação pode ser retirado até o dia 30 de setembro, na Central de Atendimento ao Cidadão, que está localizada à rua Barão do Rio Branco, 1.618 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, e aos sábados, das 09h às 13h.

Mais informações sobre o “Selo Verde” podem ser obtidas junto à Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 3946-7800. (Assessoria de Comunicação PMS)