Secretaria de Meio Ambiente e CORSERTA dão início à coleta seletiva na região do Jardim 1º de Maio

Cidadã entrega resíduos recicláveis para representante da CORSERTA, no primeiro dia de coleta seletiva nos bairros 1º de Maio, Bom Sucesso e Grande Aliança
28/03/2016

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Cooperativa de Recicladores de Sertãozinho (CORSERTA) deram início ao serviço de coleta seletiva nos bairros Grande Aliança, 1° de Maio, Bom Sucesso, Nassim Mamed e Jardim Jamaica, na última semana, nos dias 17 e 18 e de março. A iniciativa faz parte do processo de ampliação da coleta de resíduos recicláveis no município.

Nas semanas que antecederam o início da atividade, membros da CORSERTA visitaram as residências localizadas nos bairros mencionados, passando orientações aos moradores sobre a importância da separação do lixo orgânico dos itens recicláveis. “Esperamos que a adesão dos moradores desses bairros seja positiva, pois a reciclagem é a única saída para reduzirmos a quantidade de resíduos que são enviados aos aterros sanitários, diariamente, em todo o país. Além de ajudar o meio ambiente, separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva, os moradores também ajudam outras famílias, por meio dos cooperados da CORSERTA, que retiram seus sustentos da reciclagem”, pontua o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente, Aluísio Edson Moraes Júnior.

Portanto, vale reforçar: quem mora nos bairros 1º de Maio, Bom Sucesso e Grande Aliança receberá o caminhão da coleta seletiva todas as quintas-feiras, no período da manhã, a partir das 7h. Já nos bairros Nassim Mamed e Jardim Jamaica, a ação será às sextas-feiras de manhã, também às 7h. Nos dois casos, só não haverá coleta nos dias determinados, na ocorrência de feriados.

Com a ampliação do serviço, o município de Sertãozinho passa ter 50% de cobertura da coleta seletiva.

 

E por falar em coleta...

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Subprefeitura de Cruz das Posses, acaba de implantar no Distrito um ecoponto, que tem o objetivo de recolher e dar destinação correta aos materiais eletrônicos inutilizados.

Assim, os moradores que possuírem algum tipo de material eletrônico em desuso a ser descartado, deve se dirigir até a Subprefeitura, localizada à rua Tenente Isaías, nº 942, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. “Não há custo algum para que os cidadãos façam o descarte de equipamentos eletrônicos antigos ou com defeito que, de forma alguma, devem ser descartados no meio ambiente, pois causam um grande impacto”, comenta Aluísio Júnior.

Dentre os materiais que devem ser descartados no ecoponto estão televisores, impressoras, aparelhos telefônicos, celulares, aparelhos de som, micro-ondas, monitores, CPUs, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e outros. Os itens coletados serão encaminhados para a CORSERTA, para destinação adequada.

Vale lembrar que, em Sertãozinho, existem dois ecopontos para coleta do “e-lixo” ou “lixo eletrônico”: um fica na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (avenida Nossa Senhora Aparecida, nº 1803 – São João) e o outro na CORSERTA (rua Dr. Olidair Ambrósio, nº 3.477 - Jardim Alvorada). (Assessoria de Comunicação PMS)