Semana da Juventude encerra com diversas atividades
Sertãozinho, entre os dias 16 e 19 deste mês, promoveu diversas atividades para os jovens, em comemoração à Semana Municipal da Juventude. As ações foram promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, através da Casa da Juventude, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
Nesse período foram realizadas palestras nas Escolas Estaduais do município, com temas voltados para a saúde e mercado de trabalho. “As atividades da Semana da Juventude foram de grande importância, pois os assuntos discutidos nas escolas com jovens foram levantados por eles na Conferência Municipal de Juventude. Além disso, foram realizadas ações de prevenção que muitos jovens não conheciam”, explicou a coordenadora da Casa da Juventude, Daniela Damas.
A coordenadora destacou, ainda, que foi realizada uma atividade, em parceria com Conselho da Comunidade Negra, que trouxe um membro do Coletivo Aybomi e do Coletivo Negro da USP, para falar sobre racismo institucional e direitos dos jovens. “Esse evento foi positivo e despertou interesse nos jovens em falar sobre o assunto e fazer debates dentro das escolas”, finalizou.
A Semana Municipal da Juventude contou, também, com o apoio das equipes do Programa ACESSUAS, do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) e do Conselho Políticas Igualdade Racial.
Atividades da Casa da Juventude
A Casa da Juventude de Sertãozinho todo mês realiza cursos voltadas ao público jovem de 14 a 29 anos. O local dispõe de assistentes sociais e psicólogo, sendo que todos os jovens, que procuram a Casa da Juventude, são acolhidos pelos profissionais.
Os cursos oferecidos são: Coletivo Coca-Cola, voltado para o mercado de Varejo para jovens de 15 a 25 anos; oficinas com terapeuta ocupacional com trabalhos manuais, oficinas do Senac com temas relacionados à juventude; articulação com Grêmios das Escolas Estaduais e ações educativas envolvendo a rede de serviços municipais (saúde, assistência social, Primeiro Emprego e entidades que trabalham a Lei de Aprendizagem). (Assessoria de Comunicação PMS).