Semana do Trânsito de Sertãozinho promove atividades de conscientização junto à população

A grande vencedora do Concurso Cultural do Trânsito, Kemily Caroline Barros, é premiada pelo diretor do Sistema Copercana, Sérgio Sicchieri (à esquerda), e pelo secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, João Batista de Camargo Júnior
28/09/2015

            Conscientização. Essa foi a palavra de ordem das ações realizadas durante a Semana do Trânsito de Sertãozinho, promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, entre os dias 18 e 25 de setembro.

            A abertura oficial das atividades foi marcada pela cerimônia de premiação do Concurso Cultural do Trânsito, no auditório da Canaoeste, no último dia 18, que envolveu alunos do 4º ano das escolas municipais de Ensino Fundamental.

            Na ocasião, na presença do secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, João Batista de Camargo Júnior; da secretária municipal de Educação e Cultura, Otávia Alexandrina Portugal Assumpção; além de outras autoridades municipais e alunos, professoras e diretoras das escolas, foram anunciadas as três frases vencedoras do concurso, de um total de 150 sentenças inscritas.

            Em 1º lugar, sendo premiada com uma bicicleta, a grande vencedora foi a aluna Kemily Caroline Barros, da EMEF “Profª Maria Aparecida Ortolan Bellini”, que elaborou a frase: “Mude, pois sua vida ainda tem muitos quilômetros pela frente”.

            A 2ª colocação ficou com a EMEF “Prof. Anacleto Cruz”. A autora da frase “O trânsito é uma olimpíada, em que a vida vale ouro”, foi a estudante Maria Vitória Avellaneda Mucci, que foi premiada com uma caixa de som multimídia digital portátil.

            Em 3º lugar, com a frase “Para um trânsito ideal, a mudança de atitude é essencial”, ficou a aluna Micaelle Vitória de Mello Tiago, da EMEIF “Prefeita Maria Neli Mussa Tonielo”. Sua premiação também foi uma caixa de som multimídia digital portátil.

            Durante o evento, o público presente teve a oportunidade de se inteirar mais sobre as principais infrações cometidas no trânsito de Sertãozinho. “A falta de uso do cinto de segurança continua sendo a campeã das infrações em nosso município – um cuidado primordial que o condutor e os passageiros devem ter, assim que entram dentro de um carro. Isso nos leva a crer que as ações de conscientização têm de começar cada vez mais cedo, junto às crianças, pois elas podem instituir em seus familiares práticas corretas no trânsito”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, João Batista de Camargo Júnior, que completou: “mais uma vez, estamos satisfeitos com a repercussão do concurso entre as escolas”.

            A secretária municipal de Educação e Cultura destacou o caráter educativo do concurso. “Esse tipo de ação é muito importante, principalmente em um país como o nosso, em que milhares de vidas são perdidas no trânsito todos os anos. Nós acreditamos na função educacional desta ação e, por isso, a apoiamos. Só podemos parabenizar aos alunos e aos educadores, pela participação, e às nossas três alunas premiadas no concurso”, comentou Otávia Alexandrina Portugal Assumpção.

 

Outras atividades

 

A Semana Municipal do Trânsito teve como tema, definido pelo Contran, “Seja você a mudança”, e seguindo esse princípio, até a última sexta-feira, dia 25, ações educativas e de conscientização foram realizadas junto aos motoristas.

No último sábado, 19, na Praça 21 de Abril, a Secretaria de Segurança promoveu uma série de atividades educativas, com prestação de serviços e orientações, com o apoio da Vianorte, Polícia Militar, Geravam, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Ordem Demolay, Rotaracty e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O evento contou também com a participação da STZ Jazz Band, regida pelo maestro Américo Perin, e uma mostra de veículos antigos. (Assessoria de Comunicação PMS)

Confira alguns registros das atividades da Semana Municipal do Trânsito.

Fotos