SENAI promove São Paulo Skills em nove municípios do estado

22/03/2016

Da Redação

 

Alunos de diversas áreas tecnológicas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP) participaram, de 29 de fevereiro a 18 de março, da São Paulo Skills 2016. A novidade desta edição é que as seletivas foram realizadas em 15 escolas da instituição instaladas em nove municípios, de acordo com a vocação tecnológica de cada unidade. As cidades que sediaram o evento foram São Paulo, Osasco, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Carlos, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Bauru e Lençóis Paulista.

Criado para promover e incentivar o ensino profissionalizante no país, o evento proporciona aos alunos a oportunidade de vivenciar situações semelhantes ao dia a dia da vida profissional.

O São Paulo Skills inclui provas teóricas e práticas. Os alunos testam suas soluções e buscam descobrir a maneira mais eficaz de realizar cada processo industrial. Neste ano, o evento tem a participação de 191 estudantes de 56 unidades do SENAI-SP, competindo em 45 modalidades.

Durante os dias de competição, os alunos recebem um projeto para ser interpretado. Depois, eles planejam a execução das tarefas, momento em que seus conhecimentos e habilidades são avaliados. Por fim, após se familiarizarem com os equipamentos, os competidores trabalham para entregar o produto final em um prazo máximo de 22 horas. Os vencedores de cada ocupação profissional serão definidos por uma comissão técnica e os três melhores trabalhos de cada modalidade receberam medalhas.

Para o presidente do SENAI-SP e da Fiesp, Paulo Skaf, a competição é um incentivo à capacitação profissional. “A medalha é um selo de excelência profissional, pois os alunos são desafiados a superar limites. Ganhar uma delas pelo conhecimento acumulado é vibrante e os vencedores são muito disputados pelo mercado”. Skaf ainda observa que a competição revela o que se faz no cotidiano do SENAI-SP. “É uma demonstração do esforço e da dedicação de alunos, professores e demais colaboradores das unidades de ensino profissionalizante da indústria paulista”.

Já o diretor regional do SENAI-SP e superintendente do SESI-SP, Walter Vicioni, diz que o evento é uma oportunidade para mostrar a eficiência dos serviços educacionais oferecidos pelo SENAI-SP. “A entidade preza o seu processo educacional e está sempre atenda às novas tecnologias. Se reinventar sem perder a essência é o que permite atender as futuras gerações”.

Vicioni ainda destaca que uma das premissas da entidade é o “aprender fazendo”, modelo que tem sido o eixo norteador da instituição. “Além de estimulados nas oficinas e nos laboratórios a unir a teoria e a prática, os alunos aprendem que o importante é fazer bem feito”.

Os melhores colocados na etapa paulista garantem vaga para a competição nacional, que será realizada no final deste ano. O último desafio é o torneio internacional WorldSkills, que será realizado em 2017, em Abu Dhabi. Em sua última edição, realizada em São Paulo, o Brasil alcançou o primeiro lugar no ranking total de pontos da competição, com 11 ouros, dez pratas, sete bronzes e 18 certificados de excelência. Os jovens paulistas faturaram seis medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze.