Sertãozinho comemora redução nos índices de criminalidade em 2019

10/02/2020

Em 2019, a população de Sertãozinho realmente se sentiu mais segura. Os números foram bem mais positivos comparados aos dados de 2018 e, ano a ano, os números dos delitos vêm caindo consideravelmente. É o que comemora o secretário de Segurança Pública e Trânsito de Sertãozinho, João Batista de Camargo Júnior. “Além das ações realizadas em conjunto e parceria entre todas as forças de segurança da cidade, também há as ações do Poder Público em todos os setores, com todos os serviços essenciais, promovendo o bem-estar da população, o que contribui muito para os bons resultados”, destaca.

            Os indicadores criminais de 2019 foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e demonstram uma significativa redução dos crimes no município. Em todo o ano passado, a cidade teve apenas 5 homicídios, o 2º menor número desde 2001.

            Para o secretário de Segurança Pública e Trânsito, há um esforço com relação à preservação do espaço público, desestimulando a prática de delitos. Limpeza pública, iluminação pública, desocupação de áreas invadidas, fiscalização de posturas são algumas das atividades desenvolvidas pelo município, e têm contribuído para que não haja ambiente favorável à presença de marginais. “Não há em nosso município bolsões de miséria e tampouco a existência de favelas. Em 2002, nós chegávamos a 37 homicídios, e, através dessas políticas sociais e de segurança, implantadas desde o primeiro mandato do prefeito Zezinho Gimenez, esses números foram diminuindo. Atualmente, exibimos números de países de 1º mundo”, comemora Camargo.

            Os números de outros crimes também mostram como a cidade evoluiu com as ações realizadas no dia a dia. Os dados mostram o menor número de furtos e roubos dos últimos 19 anos: foram 945 furtos e 145 roubos em 2019. Dois dos delitos mais preocupantes na cidade eram o furto e o roubo de veículo (mediante violência). Só para se ter uma ideia, em 2019, o número de vítimas que ficaram sem os seus veículos é o menor dos últimos 14 anos: foram furtados e roubados na cidade, 306 veículos.

            Para comemorar a redução dos indicadores criminais em Sertãozinho, o Comando do 43º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior) emitiu uma nota destacando a dedicação de seus policiais militares, que se empenham em servir e proteger sempre a todos os cidadãos. A nota destaca também o trabalho sinérgico entre a Polícia Militar, Policia Civil, em atuação conjunta fomentada pela Prefeitura Municipal de Sertãozinho, através da Secretaria Municipal de Segurança.

            A nota ainda ressalta a importância de vários projetos realizados pela PM, mas o destaque, fica por conta do Projeto “V.I.D.A”, instrumento importante de Planejamento Operacional, somado aos antigos existentes, ampliando a proteção às pessoas em geral e às mulheres vítimas de violência, objetivando priorizar as ações de Polícia Ostensiva. “A estratégia do Comando da Unidade é ampliar a ação de presença da força policial nas áreas de maior necessidade, atuando diuturnamente na busca incessante da maximização dos resultados operacionais e na manutenção dos baixos índices criminais, permitindo que a população viva em segurança”, assinou a Polícia Militar. (Departamento de Comunicação PMS)

 

Legenda: Atuação conjunta de policiais militares e guardas civis municipais tem obtido bons resultados no enfrentamento à criminalidade