Sertãozinho conquista a 3ª posição do Programa Município VerdeAzul e o 1º lugar no Prêmio "Franco Montoro"

2)	Na foto: o secretário Carlos Alexandre, a secretária Estadual do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, e o prefeito Zezinho Gimenez
22/02/2016

O prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez, e o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, estiveram na última quarta-feira, 17, em São Paulo, onde participaram da cerimônia de premiação do Programa Município VerdeAzul, na qual foi apresentado o ranking das cidades que desenvolveram atividades e projetos na área ambiental, no ano passado.

Dos 618 municípios participantes do estado de São Paulo, Sertãozinho ficou como 3º colocado na classificação geral (pontuação de 96,68) e, ainda, conquistou o 1º lugar nas cidades que fazem parte da Bacia do Mogi-Guaçu, pelo Prêmio "Franco Montoro".

Lançado em 2007 pelo Governo Estadual, o “Município VerdeAzul” é um programa ambiental inovador da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma Agenda Ambiental Estratégica.

Ao final de cada ciclo anual, é avaliada a eficácia dos municípios na condução das ações propostas nessa Agenda. A partir dessa avaliação, são disponibilizados à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, ao Governo do Estado, às Prefeituras e à população o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA).

A adesão dos municípios do Estado de São Paulo ao Programa se deu a partir da assinatura de um Protocolo de Intenções, no qual estão propostas 10 diretivas, que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas.

As 10 diretivas, em que os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da Agenda Ambiental, são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Para cada ação realizada pelos municípios é dada uma pontuação, a qual é definida através de resolução, anualmente. O município que atende o mínimo de 80 pontos é certificado.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, o Programa Município Verde Azul é primordial no que tange o estabelecimento de metas e direcionamento para práticas de ações de preservação e sustentabilidade na Gestão Municipal. “Alcançar esse posicionamento no ranking geral é motivo de muito orgulho. Esses resultados somente foram obtidos graças ao constante empenho de nosso prefeito em questões ambientais, ao envolvimento de todas as secretarias, aos servidores municipais que não mediram esforços para o cumprimento das diretivas propostas, a Câmara de Sertãozinho, através dos vereadores que vêm legislando favoravelmente em prol as questões ambientais e, principalmente a população que vem contribuindo, através de sugestões, denúncias e participações em temáticas relacionadas à preservação do meio em que vivemos”, pontuou.

“Evidentemente, nós ficamos felizes com esta nota, pois mostra que estamos no caminho certo; ou seja, como costumo dizer ‘estamos fazendo a lição de casa’ e trabalhando muito, como todos vêm acompanhando. Assim, só tenho que reconhecer e agradecer o empenho de todos nesse trabalho. Cada vez mais, nós estamos dispostos a buscar melhorias para toda a população de Sertãozinho e Cruz das Posses”, concluiu o prefeito Zezinho Gimenez.

Vale ressaltar que, as duas primeiras colocadas foram: Novo Horizonte (primeiro lugar, com pontuação de 97,13) e Botucatu (segundo lugar, com 96,70). (Assessoria de Comunicação PMS)