SERTÃOZINHO E CRUZ DAS POSSES - Boletos do IPTU 2017 já podem ser impressos pela internet
A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, concluiu os lançamentos do Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU 2017), e os cidadãos já podem emitir os boletos para pagamento do tributo municipal, através da internet.
Segundo dados da pasta, a disponibilização dos boletos no site da Prefeitura, antes da entrega dos tradicionais carnês, tem por objetivo o atendimento àqueles cidadãos que desejam quitar o débito ou iniciar o pagamento antecipado já nos meses de janeiro ou fevereiro. “Os carnês serão entregues em todas as residências de Sertãozinho e Cruz das Posses, na primeira quinzena do próximo mês, com os primeiros vencimentos para o dia 10 de março. Entretanto, como alguns munícipes gostam de se organizar e realizar o pagamento antecipado, os boletos já encontram-se disponíveis na internet; com isso, a Secretaria de Fazenda já tem registrado o recebimento do IPTU de muitos contribuintes”, explica a secretária da pasta, Marli Aparecida Ferreira Bozzo.
Para consultar e/ou imprimir os boletos do IPTU 2017, o cidadão deve acessar o site da Prefeitura (www.sertaozinho.sp.gov.br) e na seção “Serviços ao Contribuinte”, selecionar a opção “Serviços IPTU”, onde informará o número da inscrição do imóvel no campo disponível. Feito isso, o contribuinte visualizará a relação de boletos com suas respectivas opções de pagamentos.
O cidadão tem a opção de escolher entre três opções de pagamento:
- Parcela Única: com vencimento em 10/03/2017 e desconto de 6%;
- Em três parcelas: com vencimento em 10/03, 10/04 e 10/05/2017, com desconto de 3%;
- Em dez parcelas: com vencimento todo dia 10, de março a dezembro de 2017, sem desconto.
A previsão é de que o município arrecade com o IPTU 2017 cerca de R$ 40,3 milhões, sem considerar a inadimplência. “Esse total se refere a 57.554 imóveis e terrenos, residenciais e comerciais, de Sertãozinho e Cruz das Posses, em cujos cálculos aplicou-se uma correção de 7,39%, referente à variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), no período de dezembro de 2015 a novembro de 2016. O IPTU é uma das maiores receitas que o município possui; lembrando que, elas são distribuídas para investimentos em educação, saúde, infraestrutura e outras tantas áreas. Também vale destacar que, no valor que compõe o IPTU constam as taxas de Remoção de Lixo e de Limpeza de Terrenos, que são despesas que o município tem mensalmente. Assim, o pagamento em dia do imposto é indispensável para que a Prefeitura mantenha seus serviços em pleno funcionamento”, detalha a secretária Marli Bozzo.
Um recado importante aos contribuintes inadimplentes com cobranças de IPTU passadas: isso não impede que o pagamento das parcelas do IPTU 2017 seja feito em dia. Quanto aos débitos anteriores, é possível solicitar o parcelamento do valor atual das dívidas, sem descontos, em até 60 meses, com valor mínimo da parcela de R$ 50. Basta procurar a Central de Atendimento ao Cidadão, que funciona no Poupatempo, munido dos documentos pessoais e de um documento que contenha os dados do imóvel, de preferência um carnê de IPTU.
Dicas para evitar problemas com a entrega do carnê do IPTU:
- É importante que o contribuinte mantenha seus dados cadastrais atualizados junto à Prefeitura;
- Mais importante ainda, é que o endereço de entrega do carnê do IPTU esteja, também, devidamente atualizado para que os Correios possam fazer a entrega em seu devido tempo;
- Compradores de terrenos de loteamento novos devem, de acordo com o contrato firmado com a imobiliária, fazer a alteração na Prefeitura, incluindo seus dados de compromissário no Cadastro Imobiliário do lote.
Dúvidas e questionamentos sobre o IPTU 2017 podem ser esclarecidos na Central de Atendimento ao Cidadão, que funciona no Poupatempo (rua Jordão Borghetti, 1.661 – Jardim São José), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. (Assessoria de Comunicação PMS)