Sertãozinho e IDEB: “Estamos olhando, cuidando e investindo cada vez mais na educação do município”
Otávia Alexandrina Portugal Assumpção
Divulgado a cada dois anos, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador de qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos: a aprovação escolar e o aprendizado (habilidades e competências) em Língua Portuguesa e Matemática. O índice é apresentado nas três etapas: Ensino Fundamental – anos iniciais (5º ano), Ensino Fundamental – anos finais (9º ano) e Ensino Médio (3ª Ano).
O fator decisivo para bons resultados é o trabalho em equipe de todos os profissionais da Secretaria de Educação como, por exemplo, o foco na gestão pedagógica, onde há um acompanhamento individual de cada aluno matriculado na rede, considerando os avanços e as fragilidades apresentadas. Com essas informações, os professores, juntamente com os coordenadores e apoio da equipe pedagógica, trabalham com os estudantes, utilizando metodologias e/ou aperfeiçoamento (estudos complementares) para o desenvolvimento de atividades específicas.
Os professores são muito comprometidos com a aprendizagem dos alunos, pois através do trabalho realizado, subsidiam as dificuldades encontradas pelos mesmos, através do apoio durante o desenvolvimento do currículo. As famílias têm um papel fundamental no processo, pois incentivam e acompanham os filhos no processo educacional.
A Administração Municipal não mede esforços para investir: cada escola de Ensino Fundamental possuiu um professor afastado (com perfil de leitor), que trabalha na Biblioteca (Projeto Sol do Saber) estimulando a leitura (fonte necessária) para a aprendizagem; investimento na Feira do Livro (realizamos a 14ª Feira do Livro com resultados extremamente satisfatórios), onde o professor, durante o desenvolvimento do currículo, elabora um livro e oferece oportunidades de aprendizagem aos alunos, através de muitas reflexões, pesquisas, leitura, escrita, etc. (produto final apresentado para a comunidade); atividades extraclasse (tornando a escola mais atrativa); carga horária no Ensino Fundamental acima do mínimo exigido pela legislação vigente, dentre outras ações.
Assim, toda essa engrenagem, liderada pelo prefeito Zezinho Gimenez, com adesão de todos, possibilitou resultados interessantes: no primeiro ciclo do Ensino Fundamental ficamos com nota média 6,7 e no segundo ciclo, do 6º ao 9º ano, nós ficamos com a nota média 5,8, colocando Sertãozinho na posição de número 10 no Estado. A EMEF “Professor Roberto Zanutto Desidério”, por exemplo, ficou em 2º lugar no Estado.
Olhar a educação com carinho é uma ação que deveria ser adotada por todos, e nós, essa enorme equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Administração como um todo, estamos olhando, cuidando e investindo cada vez mais nessa área em Sertãozinho.
Otávia Alexandrina Portugal Assumpção é Secretária Municipal de Educação e Cultura de Sertãozinho