Sertãozinho recebe diretor geral da UNCA do Senegal
O diretor geral da Union Nationale des Cooperatives Agricoles du Senegal, Boubacar Cissé, acompanhado do secretário geral da Associação Senegalesa de São Paulo, Massar Sarr, e do cônsul honorário do Mali em São Paulo, Gérard Scerb, foram recepcionados por representantes do sistema Copercana, Canaoeste e Sicoob Cocred, do CEISE Br, da ABAG e da Fertec - Indústria e Comércio de Fertilizantes, ontem de manhã, 05, em Sertãozinho (SP).
Na oportunidade, Cissé aproveitou para conhecer um pouco da estrutura da cadeia de produção do amendoim no Brasil. “O Senegal é o maior produtor de amendoim da África, porém nos sentimos fragilizados porque não temos como transformar a matéria-prima”, destacou ele.
O Senegal possui 850 mil camponeses – pequenos produtores agrícolas, que produzem em terras de 5 a 10 hectares. No entanto, enfrentam problemas de financiamento de insumos, das campanhas agrícolas, de equipamentos. “Queremos estabelecer uma parceria respeitosa, de colaboração com a Copercana para criarmos modelos de negócios, de transformação do amendoim”, sugeriu Cissé.
O diretor técnico do CEISE Br, Paulo Roberto Gallo, apresentou brevemente o potencial da indústria de base e serviços da cadeia sucroenergética, tendo em vista que o Senegal também tem interesse de produzir mais energia renovável, construir mais centrais térmicas alimentadas por biomassa.
Gallo ainda destacou o trabalho que o CEISE Br tem pleiteado junto ao Ministério de Indústria e Comércio, com o Ministério da Fazenda, e com o BNDES, “para criar linhas especiais de financiamento para exportação, que permitam negociar nosso know-how industrial com padrão de financiamento internacional, e assim garantir mais competitividade às empresas brasileiras”, concluiu ele. (Assessoria de Comunicação do CEISE Br)