Sertãozinho se prepara para a Conferência Regional de Saúde

08/07/2015

“Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. Esse é o tema proposto pelo Ministério da Saúde, para as conferências sobre saúde pública, que acontecem neste ano nos âmbitos municipal, regional, estadual e nacional.

            A cidade de Sertãozinho cumpriu sua primeira etapa, com a realização da Conferência Municipal, no mês de junho e, agora, o Conselho Municipal de Saúde e os 28 delegados eleitos, naquela ocasião, se preparam para representar o município na Conferência Regional de Saúde, que será realizada nos dias 14 e 15 de julho, na cidade de Ribeirão Preto.

            A partir da discussão dos oito eixos propostos pela diretriz federal, os profissionais que participaram da Conferência Municipal de Saúde produziram 15 propostas, focadas na participação social; na valorização do trabalho e da educação em saúde; direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; entre outros temas.

            Dentre as propostas que serão levadas para a Conferência Regional destacam-se o pedido por uniformidade quanto aos termos de judicialização e vereditos judiciais, sem causar impactos ao orçamento da saúde; e a sugestão de formação de um sistema de rede, integrando todos os segmentos sociais, tendo por meta a avaliação, informação, divulgação e resolução dos problemas sociais que impactam direta ou indiretamente a saúde pública, seus desafios e limites.

            A secretária municipal de Saúde, Rita Rosana Montenegro, reforçou o apoio ao Conselho Municipal de Saúde, e destacou a importância da atuação do órgão. “O Conselho Municipal tem um papel muito importante, pois tem a função de refletir a opinião popular e de fazer chegar até o poder público, os anseios da população na área da saúde. Mais de 50 pessoas participaram da Conferência Municipal organizada pelo Conselho, e percebemos que todos estavam focados e preocupados em contribuir positivamente; os resultados foram propostas muito bem formatadas, que devem contribuir bastante com a Conferência Regional de Saúde, para a qual o Conselho poderá contar com nosso apoio integral”, pontuou.

            Vale lembrar que, dentre os delegados eleitos para representar a cidade de Sertãozinho, estão profissionais ligados aos órgãos gestores, prestadores de serviço, trabalhadores e usuários do SUS.

(Assessoria de Comunicação PMS)