SEUS DIREITOS - Consumidores devem ficar atentos na garantia legal e contratual de produtos
Da Redação
Para quem precisa utilizar dos serviços de quem trabalha com eletroeletrônico e doméstico como no caso de ar- condicionado, máquina de lavar, geladeira e TV deve ficar atento as dicas do PROCON para depois não ter constrangimentos na hora de revindicar a troca ou conserto do produto adquirido.
“O primeiro passo que o consumidor precisa fazer em relação ao eletroeletrônico na hora que for contratar um técnico para prestar serviço é elaborar um orçamento e verificar os prazos, isto facilita na hora que o consumidor precisa exigir seus direitos sobre os serviços realizados”, explica o coordenador do PROCON de Sertãozinho, Emilio Merchan, que informa que por lei a garantia é válida por até 90 dias.
O técnico Adeir Alves, proprietário de uma empresa que presta serviço em produtos eletroeletrônicos e domésticos, comenta como deve ser o atendimento para o consumidor.
“Primeiramente o técnico e o cliente têm que buscar entendimento com bastante clareza e possivelmente alinhar o agendamento para que o atendimento seja feito com eficiência para detectar os componentes necessários para a realização da prestação do serviço. O que o consumidor deve ficar bem atento é sobre os abusos onde alguns técnicos tentam tirar uma certa vantagem, principalmente se a pessoa for leiga no assunto”, aponta Adeir.
Os consumidores comentam algumas experiências que já passaram ao adquirirem produtos de eletrodomésticos, como no caso de Cícera de Jesus.
“Comprei uma máquina de lavar e veio a dar defeito. Fui até a loja e não teve solução. Procurei o PROCON e foi resolvido da melhor forma”.
O coordenador do PROCON ressalta a importância do consumidor procurar uma prestadora de serviço autorizada em relação a marca do produto. “Isto garante uma melhor prestação de serviço na hora que o consumidor detectar algum defeito”, finaliza Emilio Merchan.