SIMBOLISMO - Presépio vira atração e mantém a tradição do Natal

Mais um ano: presépio montado na Rua Jordão Borghetti vira atração e chama atenção de todos pela grandiosidade de sua montagem
28/12/2015

Lena Aguilar

O presépio possui um significado importante nas festividades natalinas, ele é uma montagem com peças, que fazem referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o Menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local  e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.

 De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.

 No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

É tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de Natal. Os presépios podem variar em tamanho e materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontra-se também presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.

 Em Sertãozinho, na Rua Jordão Borghetti, 435, o presépio virou atração pelo fato do marceneiro Antonio Abel, de 62 anos, e sua esposa Marta Souza conseguiram manter a tradição natalina e montaram mais uma vez um presépio em frente à residência. Eles falam sobre as novidades desta grandiosa obra que se tornou atração na cidade, atraindo a atenção de muitas pessoas que vão ao local para contemplar o enorme presépio.

“Desde criança ajudava minha mãe na montagem do presépio dentro de casa. Como mudei há três anos para Sertãozinho e a frente da minha casa é bastante espaçosa, resolvi montar um grande presépio. Neste ano consegui fazer a roda d’água, além das peças fundamentais, que são os personagens que representam o presépio: Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador), Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo), José (pai de Jesus Cristo), manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus), burro e boi ou ovelhas (animais do curral representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu), anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus), estrela de Belém (orientou os Reis Magos quando Jesus nasceu), Ppstores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu) e os  Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar)”, explicou o marceneiro.

Com o presépio pronto há mais de 15 dias, a rua ficou famosa e não para de chegar gente para apreciá-lo e muita gente inclusive aproveita para tirar fotos.

“Acabou virando uma atração na frente da minha casa, ainda mais agora que coloquei musicas natalinas para dar um ar de paz e harmonia. As pessoas ficam encantadas”, comenta Abel, que não se importa em gastar mais com a conta de luz no final do mês.

A esposa Marta disse que é muito gratificante participar da montagem do presépio.

“Ajudo a montar o presépio desde o começo. A peça mais importante para mim é o Menino Jesus, é muito emocionante colocá-lo quando tudo fica pronto. Ver as pessoas comentarem que ficou bonito é a parte mais gratificante sobre o presépio”, disse.

O vendedor de picolés Sebastião Domingos, que passa todos os dias nas imediações, parou um pouquinho para apreciar o presépio e comentou:

“Gostei deste presépio ao ar livre, pois fica à vista de todos”, observou Sebastião.