SOCIAL - Casa da Juventude: um serviço que é sinônimo de oportunidade para os jovens sertanezinos
Você já conheceu a Casa da Juventude de Sertãozinho? Se você tem entre 15 e 29 anos e ainda não visitou a sede desse setor, que está ligado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania do município, não perca a chance de fazer isso o quanto antes.
O serviço é sinônimo de oportunidade para os jovens sertanezinos e atua em duas frentes: preventiva (com desenvolvimento de atividades de inclusão, formação, capacitação e qualificação profissional, bem como parcerias e articulação com outras instituições, setores e serviços do município e da região) e interventiva (elaboração de estratégias e promoção de ações para o enfrentamento do uso abusivo/nocivo de álcool, crack e outras drogas).
Tratando especificamente da área de qualificação dos jovens, atualmente, a Casa da Juventude está executando cinco cursos. “A Secretaria de Assistência Social e Cidadania adquiriu do SENAC uma oficina sobre Arte, Cultura e Cidadania, e outra sobre o uso da internet no auxílio da aprendizagem. Além disso, por meio de uma importante parceria com a Fatec de Sertãozinho, estamos oferecendo cursos básicos de informática, Inglês e Espanhol. Todas as atividades atendem a uma demanda que já havia sido mapeada pelos profissionais da Casa da Juventude”, explica a coordenadora Daniela Damas.
Atualmente, 130 jovens estão sendo beneficiados com os cursos. Um deles é o jovem Maycon Miguel Oliveira Antunes. Aos 16 anos, ele cursa o 9º ano do ensino fundamental na EMEF “Prof. Raul do Prado Vianna”, e afirma que os cursos da Casa da Juventude vieram em boa hora: “estou fazendo os cursos de informática e de inglês, que vieram em um momento importante, já que, por enquanto, apenas meu padrasto está empregado lá em casa. Então, os cursos gratuitos estão me beneficiando muito, e penso que me ajudarão ainda mais, tanto para o vestibular como para o meu futuro no geral”.
Natália Oliveira da Silva tem 15 anos e, atualmente, frequenta o curso que orienta sobre o uso da internet no auxílio da aprendizagem. Ela diz que a atividade de capacitação tem lhe ajudado bastante. “Eu estou gostando, e o curso está me ajudando muito, pois ele nos orienta sobre algo que achei fundamental, que é como elaborar um currículo, por exemplo. Eu também não sabia usar muito bem as ferramentas de e-mail e, agora, já aprendi muitas coisas novas”, conta a estudante, que cursa o 1º colegial na Escola Estadual “Profª. Edith Silveira Dalmaso”, e que completa: “eu indico todos os cursos da Casa da Juventude para outros jovens, pois lá na frente, eles podem ser um diferencial importante em nossas vidas”.
De acordo com a coordenadora Daniela Damas, os jovens podem (e devem) procurar a Casa da Juventude a qualquer momento, para se cadastrarem e receberem informações sobre as atividades desenvolvidas. “O atendimento presencial é muito importante, pois independente da inscrição nos cursos, para nós, é fundamental saber quais são os interesses desse jovem, o que ele busca, para que possamos direcioná-lo para os serviços e as atividades disponíveis para o público jovem em nossa cidade”, destaca.
A Casa da Juventude está localizada à rua Pedro Montenegro, 340, no Jardim Santa Marta (anexa ao CEU das Artes). O atendimento presencial é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Prevenção
No âmbito preventivo, neste mês de março, a Casa da Juventude deu início a uma série de atividades voltadas à saúde do adolescente, que tiveram como ponto de partida a Instituição Municipal de Acolhimento de Adolescentes.
O trabalho contempla ações como oficinas, rodas de conversa, debates sobre sexualidade e prevenção da gravidez na adolescência, realizadas em parceria com o Serviço Social e o Departamento de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde. A proposta é que as atividades sejam expandidas para outros espaços que atuam com atendimento de jovens. (Assessoria de Comunicação PMS)