SUCESSO - Feira de “Agronegócios Copercana” foi realizada no Centro de Eventos da Cooperativa com 76 expositores; oportunidade de bons negócios aos cooperados

30/06/2015

Fernando Laurenti

A décima primeira edição do “Agronegócios Copercana”, evento que é voltado exclusivamente para cooperados do sistema Copercana, Canaoeste e Sicoob Cocred, aconteceu dos dias 23 a 26 de junho. A feira contou com 76 expositores nacionais, fornecedores de tecnologia para a produção de cana-de-açúcar como também para culturas de soja, milho e amendoim.

A abertura oficial do evento aconteceu na terça-feira, 23, com a presença de autoridades dos setores da agricultura, indústria e política.

O prefeito Zezinho Gimenez disse em seu discurso que só tem a agradecer a Diretoria da Copercana pelos investimentos e a coragem de investir no setor mesmo neste momento de crise. E ainda ressaltou a importância da Copercana pelo grande número de empregos que esta cooperativa oferece para a cidade de Sertãozinho. “Só tenho que, em nome da população da nossa cidade, agradecer aos diretores da Copercana e Canaoeste pelo trabalho e coragem de enfrentar o momento em que estamos vivendo”, disse Gimenez.

Toninho Tonielo, presidente da Copercana e anfitrião do 11º Agronegócios Copercana, em seu discurso de abertura do evento, deu as boas-vindas a todos e destacou que a Feira é realizada nesta época do ano porque é o período indicado para os cooperados investirem em suas plantações, adquirindo produtos e máquinas com o intuito de aumentar a produção de suas lavouras. “O negócio é levantar um bom volume de dinheiro para oferecer ao agricultor facilidades de pagamento e financiamento dos produtos”, ressalta Toninho Tonielo.

O evento promovido pela Copercana já tem como tradição o Agronegócio Copercana para oferecer excelentes oportunidades de compras, com oferta de crédito e condições vantajosas de pagamento.

O tom dos discursos das autoridades foi na tentativa de motivar o setor e mostrar que a crise está aí e precisa ser enfrentada. E para isso é necessário ter coragem e muita sabedoria para não errar, sabendo que dias melhores virão. E, quando as coisas melhorarem no setor, os produtores de cana precisam estar preparados para poderem fortalecer seus ganhos.

Até o fechamento desta edição não havíamos recebido ainda os números finais do evento. Existia uma previsão por parte dos organizadores que pelo menos 3 mil visitantes cooperados passariam pela Feira e uma movimentação financeira em torno de 120 milhões de reais, números equivalentes ao do ano passado. Na próxima semana deveremos ter os números oficiais passados pela assessoria de imprensa da Copercana.

No ano passado a Feira de Agronegócios Copercana proporcionou bons negócios aos produtores rurais. Neste ano, aumentou o número de expositores e a visitação maior de agricultores de outras regiões do Estado.

Manoel Carlos Ortolan, em seu discurso, deu o exemplo do ipê amarelo, dizendo os produtores de cana precisam se espelhar na natureza. “Temos que dar a volta por cima, a crise é um momento de oportunidades. Quando estamos viajando em época de seca no inverno brasileiro podemos ver tudo seco que chega dar tristeza, ma, de repente, lá no meio do serrado, podemos avistar um ipê amarelo todo florido. Foi esta árvore buscar as últimas gotas de água no subsolo para ter forças de proporcionar a beleza do renascimento. Por isso, em meio a tantas adversidades, temos que lutar com esperanças de dias melhores para nossa agricultura”, disse Ortolan.

Jó o diretor da Copercana, Pedro Israel Bighetti, ressaltou a importância de confiar no setor e não parar de investir. Bighetti também falou em seu discurso das 3 unidades que a Copercana inaugurou este ano e disse também que a Copercana cresceu 30% neste ano de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado.