TRÂNSITO - Acidentes de trânsito com vítimas fatais aumenta em Sertãozinho

07/07/2015

Fernando Laurenti 

O trânsito sempre é uma grande preocupação das autoridades de segurança, na cidade de  Sertãozinho. A Secretaria Municipal de Segurança Pública tem se preocupado em sinalizar as vias, com cuidados especiais nos cruzamentos e nas vias com maior índice de acidentes . A fiscalização e estudos são realizados constantemente pela engenharia de trânsito do Departamento de Trânsito do município.

As vias com o maior índice de acidentes de trânsito no município de Sertãozinho de janeiro até maio deste ano são:

Av. Afonso Trigo
6 acidentes vítimas
23 acidentes sem vítimas
total 29 acidentes
Av. N.S. Aparecida
6 acidentes vítimas
23 acidentes sem vítimas
total 29 acidentes
Av. Antônio Paschoal
12 acidentes vítimas
15 acidentes sem vítimas
total 27 acidentes
Av. Aléssio Mazer
6 acidentes vítimas
5 acidentes sem vítimas
total 11 acidentes

 

Das quatro avenidas, a mais perigosa é a Avenida Antonio Paschoal, que registrou neste ano 12 acidentes com vítimas. Os cruzamentos com maior índice de acidentes são:

Av. Afonso Trigo x Av. N.S. Aparecida
0 acidentes  com vítima
6 sem vítima
total 6 acidentes
Av. Antônio Paschoal x Terêncio Ricciardi
2 acidentes com vítima
3 sem vítima
total 5 acidentes
Av. Antônio Paschoal x Av. Afonso Trigo
0  acidentes com vítima
4 sem vítima
total 4 acidentes 
Av. Antônio Paschoal x  Antônio M. Pedroso
2 acidentes com vítima
2 sem vítima
total 4 acidentes
Av. Antônio Paschoal x Eliseu Guerra
0 acidente com vítima
4 sem vítima
total 4 acidentes

 

Os cruzamentos e esquinas são sinalizados.  O motorista precisa estar sempre muito atento para evitar os acidentes. Um segundo de distração do condutor de um veículo pode provocar um grave acidente, como explica o secretário de Segurança Pública, Coronel João Batista de Camargo Jr. “Mais de 90% dos acidentes são provocados por falha humana. O que precisa é estar atento ao dirigir um veículo, seja motorizado ou de tração humana”, explica.

Os motoristas precisam respeitar as leis. Onde não têm faixas zebradas nas esquinas, o estacionamento tem que ser feito com uma certa distância da esquina. “Onde não tem a faixa zebrada pintada no chão, o motorista tem que saber que a lei exige que se respeite 5 metros da calçada - fora isso, o motorista pode ser penalizado”, disse João Batista.

Nos bairros que estão sendo recapeados, os motoristas podem perceber que o trânsito flui com maior rapidez. Por isso, o cuidado precisa ser redobrado. Andar atendendo celular ou olhando mensagens no WhattsApp é proibido por lei e muito perigoso.

No comparativo dos dois últimos anos em Sertãozinho, em 2013 o número de acidentes foi maior que no ano passado: 1.679; em 2014, 1.108.

Ainda nas comparações, levando em consideração os primeiros meses deste ano / 2015, o comparativo é feito de janeiro a maio dos dois anos  /  em 2014 tivemos 302 acidentes sem vítimas contra 207 neste ano, uma redução de 31,46%. Nos acidentes registrados com vítimas no ano passado em 2014 foram anotados 196 acidentes  e neste ano de 2015, no mesmo período,  o registro foi também menor,   117 acidentes, uma redução de 40,31%  em relação de um ano para com o outro.

Acidente culposo com morte, o número é bem diferente de um ano para o outro; no ano passado (2014), de janeiro a maio, tivemos 3 mortes no trânsito de Sertãozinho; já neste ano (2015) foram registradas 5 mortes de vítimas do trânsito sertanezino, um aumento considerável, quase o dobro, isso sem levar em consideração as mortes ocorridas no ultimo mês de junho, aí o índice sobe ainda mais.