UNIÃO DE FORÇAS - Governador Alckmin assina projeto que cria a Região Metropolitana de Ribeirão Preto

13/06/2016

Prefeito Zezinho Gimenez esteve na reunião, realizada na última segunda-feira; Sertãozinho faz parte dessa Região Metropolitana

 

O prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez, participou, na última segunda-feira, dia 06, em São Paulo, de um encontro com o governador Geraldo Alckmin, que teve por objetivo a assinatura do Projeto de Lei Complementar que propõe a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

A reunião aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, com a presença de outros convidados e autoridades de toda a região, em especial, representantes dessas 34 cidades que compõem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Sertãozinho integra essas cidades.

A Região Metropolitana conta com uma população estimada de 1,6 milhão de habitantes e deverá ocupar um território de 14,8 mil km². No total, o Produto Interno Bruto (PIB) da futura RMRP deverá atingir R$ 48,38 bilhões, de acordo com dados de 2013. Essas informações são do Governo Estadual.

Em síntese, quando aprovada, a região terá uma ferramenta importante, que é a agência metropolitana, onde serão articulados projetos para as 34 prefeituras.

O prefeito Gimenez destacou a importância da Região Metropolitana: “esse estudo e planejamento em conjunto, penso que trará muitos benefícios para toda a região, sobretudo, no campo econômico e atendimento à população dessas cidades”.

Presente também ao encontro, o vereador Fabiano Trigo elogiou a iniciativa do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que durante entrevista coletiva à imprensa fez a seguinte ponderação: “é um projeto vanguardista, visto ser a primeira região metropolitana fora da Grande São Paulo”.

Agora, o Projeto de Lei segue para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para discussão e votação.

Fazem parte da Região Metropolitana os municípios de Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiúva, Tambaú e Taquaral. (Assessoria de Comunicação PMS)