UNICA lança campanha para estimular consumo de etanol e acelerar transição energética no Brasil
Humorista Rafael Portugal será garoto-propaganda e abordará consumidores nos postos para tratar dos benefícios econômicos e vantagens ambientais no uso do biocombustível
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) coloca no ar nesta quinta-feira (18) uma campanha publicitária para esclarecer dúvidas dos consumidores e incentivar os motoristas a abastecerem seus veículos com etanol.
Com um toque de humor e bastante didática, a campanha será veiculada em rádio e TV e também usará influenciadores nas redes sociais. Com o bordão “Vai de Etanol”, serão veiculados 10 vídeos e quatro spots de rádio, nos principais centros de consumo de etanol do Brasil.
“A iniciativa ocorre em decorrência da necessidade urgente de acelerar a substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis, reduzindo a emissão dos gases que provocam o efeito estufa,” explica Evandro Gussi, presidente da UNICA. Em 2023, o planeta entrou em ebulição com mais da metade dos dias com temperatura acima do limiar para a ocorrência de eventos extremos climáticos, como mostra relatório do Programa Copernicus, da agência espacial europeia.
Nesse sentido, o etanol surge como um dos biocombustíveis capazes de contribuir para a solução do problema, acelerando a transição energética no país. Entre o lançamento dos motores flex – março de 2003 – e o fim de 2023, o consumo de etanol no Brasil evitou a emissão de 662 milhões de toneladas de CO2 equivalente.
O momento não poderia ser mais apropriado. Ao longo de todo ano de 2023, o biocombustível foi tema central de alguns dos principais fóruns econômicos e ambientais do mundo.
Em setembro, durante a reunião de cúpula do G-20, em Nova Déli, Brasil, Índia, Estados Unidos e outros 19 países e 12 organizações internacionais lançaram a Aliança Global para os Biocombustíveis. O projeto tem o objetivo de fomentar a produção sustentável e o uso de biocombustíveis no mundo, tendo o Brasil como uma das referências em tecnologia e boas práticas.
Durante a Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP28, nos Emirados Árabes, o texto final do acordo menciona a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis e abre uma grande oportunidade para os biocombustíveis.
A campanha
Os roteiros da TV foram pensados para englobar os mais diversos públicos. Desde motoristas de táxi e aplicativos, idosos, mulheres executivas, aficionados por carros e até mesmo os frentistas dos postos, a ideia é retratar, com bom humor, um pouco do que acontece no dia a dia das pessoas, abordando as dúvidas e receios, para trazer a mensagem atualizada do setor.
Os quatro spots de rádio seguem a mesma dinâmica, sempre com o ator apresentando as vantagens do etanol. Ao final de cada entrada, uma assinatura sonora marcará a campanha.
“Também teremos um site exclusivo da campanha, o vaideetanol.com.br. Além de reunir todos os vídeos e spots de rádio, decidimos incluir uma série de mitos e verdades sobre o etanol, uma calculadora que mostra quanto de CO2 as pessoas deixam de emitir ao abastecer com etanol e até um quiz para medir o grau de conhecimento dos motoristas”, afirma Patrícia Audi, diretora-executiva da UNICA.
A campanha terá desdobramentos nas redes sociais. Cerca de 20 influenciadores abordarão com seus públicos as mensagens da campanha. Foram selecionados influenciadores que falam sobre meio ambiente, automóveis e motoristas de aplicativos que abordam suas experiências diárias nas redes sociais.
A campanha foi criada e executada pela agência paulista Jotacom. Segundo o vice-presidente de criação, Fábio Mello, o conceito do trabalho mostra para o consumidor que o etanol é bom para ele, para o carro, para o país e para o planeta.
“Vamos derrubar alguns mitos que ainda existem, como o que o etanol prejudica o motor, que polui mais, que é ruim no inverno, entre tantos outros. Ao final, perguntamos: e aí, vai de etanol?”, afirma Mello.
Redes sociais
A campanha terá desdobramentos nas redes sociais. Dezessete influenciadores abordarão junto a seus públicos as mensagens da campanha. Foram selecionados comunicadores que falam sobre meio ambiente, automóveis e motoristas de aplicativos que abordam suas experiências diárias nas redes sociais.
“Atualmente, as redes sociais e os influenciadores exercem um papel fundamental na comunicação. Além de falar com a população em geral, usando a TV e o rádio, vamos abordar também públicos específicos por meio das redes sociais”, explica Patrícia.
Mentiras e verdades
“Pesquisas indicam que ainda existe desconhecimento sobre as vantagens do uso de etanol nos veículos. Além de esclarecer essas dúvidas, os filmes tratam das vantagens ambientais, sociais e econômicas que o biocombustível tem”, afirma o presidente da UNICA.
Ainda existem muitos mitos relacionados ao etanol e que a campanha irá abordar. Um recorrente está relacionado ao desmatamento. Já existem variedades de cana que permitem ganhos de produtividade até três vezes acima da média praticada atualmente.
A simples adoção das novas tecnologias permitiria um aumento da produção de cana, sem aumentar um hectare da área ocupada atualmente. Além disso, o próprio RenovaBio prevê o desmatamento zero para as usinas que queiram adotar o programa.
Possíveis prejuízos aos motores pelo uso do biocombustível também costumam aparecer entre os pontos de desconhecimento. Diferente do que muita gente pensa, o etanol mantém o motor dos veículos mais limpo do que a gasolina. No caso do biocombustível, o acúmulo de sujeira nos bicos injetores é menor.
Há ainda quem pense que seja necessário intercalar os combustíveis ou mesmo esperar que um acabe para poder usar o seguinte. O motor flex foi desenvolvido para trabalhar com ambos combustíveis, em qualquer nível. O veículo pode passar a vida inteira rodando somente com etanol, sem qualquer tipo de prejuízo aos componentes ou perdas de rendimento.
Existe ainda o mito do funcionamento prejudicado nos períodos de temperaturas mais baixas. Nos carros da década de 80, essa era uma realidade. Contudo, o carro consegue funcionar mesmo em condições mais frias, pois todo veículo flex ou movido a etanol tem um sistema de partida a frio, que aquece o etanol próximo ao bico injetor.
Luciano Rodrigues, Diretor de Inteligência Setorial ressaltou que, desde o lançamento dos veículos flex fuel, o consumo de etanol propiciou a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em mais de 660 milhões de toneladas de CO2eq¹, equivalente a plantar quase 5,0 bilhões de árvores² nativas durante 20 anos
Somente em 2023, o Brasil evitou a emissão de 41 milhões de toneladas de CO2eq¹ (290 milhões de árvores).
Grandes números
São 360 unidades produtoras em atividade hoje no País;
US$ 13,4 bilhões em divisas externas geradas durante o ciclo 2022/23;
Setor sucroenergético foi o 4º na pauta de exportação do agronegócio do Brasil;
Valor bruto movimentado pela cadeia sucroenergética supera US$ 100 bilhões, com um PIB de aproximadamente US$ 40 bilhões;
1ª fonte de energia renovável do País é a cana-de-açúcar, responsável por 15,4% da matriz nacional;
Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, com cerca de 607 milhões de toneladas processadas na safra 2022/23;
Brasil é o maior produtor (36,9 milhões de toneladas) e o maior exportador de açúcar do mundo (27,8 milhões de toneladas);
Brasil é o segundo maior produtor de etanol, com 31,2 bilhões de litros na safra 2022/23;
Mais de 705 mil empregos formais gerados apenas pelo setor produtivo;
Segundo estudo de Moraes, Bacchi e Caldarelli, a presença de usinas e área de cana-de-açúcar apresenta os seguintes impactos na economia local:
Aumento da área de cana-de-açúcar em 10% gera uma elevação imediata do PIB médio per capita de US$ 76;
A existência de uma planta de etanol no município eleva o PIB médio per capita no ano de instalação da usina em US$ 1.098, enquanto o PIB médio per capita no ano nas 15 cidades mais próximas têm acréscimo médio de US$ 458;
O número de produtores rurais de cana-de-açúcar independentes é de cerca de 70 mil fornecedores.
https://jornalcana.com.br/