Unimed Ribeirão Preto conquista nota máxima em avaliação de desempenho entre operadoras de Saúde no Brasil

26/01/2022

A Unimed Ribeirão Preto acaba de receber a nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). A avaliação, divulgada no dia 06/01, é elaborada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – órgão governamental que regula o setor em todo o país, por meio do Programa de Qualificação de Operadoras, que calcula o desempenho das operadoras de Saúde médico-hospitalar no território nacional, com indicadores definidos pela própria entidade. Além da chancela oficial, a Unimed Ribeirão Preto integra o grupo das 10 melhores operadoras de planos de saúde brasileiros, entre as 681 empresas avaliadas pela ANS.

Em uma escala de 0,0000 a 1,0000, a Unimed Ribeirão Preto garantiu nota 1,0000 na avaliação anual. A cooperativa médica foi avaliada em quatro dimensões: desenvolvimento e qualidade na atenção à Saúde (IDQS), garantia de acesso aos atendimentos (IDGA), sustentabilidade no mercado (IDSM) e gestão de processos e regulação (IDGR). A metodologia avaliou o cuidado com a saúde dos clientes, gestão econômico-financeira da operadora, a estrutura de operação e satisfação do usuário.

“Este índice é oficial, com critérios de avaliação públicos, elaborado pelo órgão federal de Saúde. Isso o torna muito valioso em termos de importância para as operadoras brasileiras que recebem a avaliação”, destaca o presidente da Unimed Ribeirão Preto, Gustavo Ribeiro de Oliveira.

Para o presidente da cooperativa médica, a qualificação comprova que a Unimed Ribeirão Preto é uma empresa focada em uma prestação de serviços de qualidade, pois a nota máxima é difícil de ser obtida. “São poucas operadoras do Brasil que conquistaram esse índice. Isso mostra que a Unimed tem um olhar para o cliente e para a gestão da empresa. O fato de termos a chancela de uma entidade pública e oficial do Governo Federal valoriza muito essa conquista”.

Julio César Paim, CEO e diretor geral da Unimed Ribeirão Preto, explica que Índice de Desempenho da Saúde Suplementar permite a comparação entre operadoras e funciona como uma aferição imparcial e importante para atestar as boas práticas da instituição. “Apenas 19 operadoras com mais de 100 mil clientes obtiveram a nota máxima. De maneira inédita, a conquista da Unimed Ribeirão Preto é prova contundente de uma gestão baseada no profissionalismo que trabalha pela valorização dos médicos, clientes e colaboradores, cuidando das pessoas de forma competente, sustentável, ética e transparente.”

 

O programa de qualificação

O Programa de Qualificação de Operadoras da Agência Nacional de Saúde Suplementar foi iniciado em 2004 e reestruturado em 2015, por intermédio da Resolução Normativa nº 386, de 9 de outubro de 2015, e pela Instrução Normativa nº 60, de 9 de outubro de 2015. O objetivo da revisão foi promover a melhoria contínua do programa, de acordo com as novas regras e práticas do setor suplementar de Saúde, propondo conceitos alinhados aos novos eixos direcionais da agência à agenda regulatória mais recente e à literatura de qualidade em Saúde.