Vamos falar de Pelé... O maior jogador da história de nosso país!

02/01/2023

Pelé recebe homenagens em todo o mundo. Jogadores de diversos países, presidentes e ex-presidentes e celebridades prestam reverência ao brasileiro mais conhecido da história. O mundo rendeu homenagens a Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, morto nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia.

 

O homem da sabedoria e o homem do futebol

O homem mais conhecido e mais respeitado na história do Brasil no meio do futebol por suas conquistas e pelo respeito. Um dia, escutei ele recitar um poema em uma reportagem. Acreditei que ele estava falando de alguém muito familiar. Achei que fosse a mãe, esposa. Na hora em que fui ver, ele estava falando da intimidade dele na palavra de Deus. Com a bola, realmente sabia que era o propósito de levar a mensagem através do futebol. Não de maneira agressiva, mas de união por meio do esporte.

Emmanuel Macron, presidente da França, citou: “O Jogo. O Rei. A Eternidade”. Figuras públicas como presidente Jair Bolsonaro mencionaram Pelé. Ex-presidente já, né? Também Lula, presidente atual, também postou foto nas redes sociais. O mundo parou pra ver Pelé partir.

O velório do Rei do Futebol, Pelé, será realizado na próxima segunda-feira (2), no estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, em Santos, no litoral de São Paulo. O início da cerimônia está previsto para as 10h (de Brasília). O velório está sendo organizado, inclusive, no lugar onde ele deixou muita gente feliz através do futebol. A todos os familiares, nossas saudações e condolências.

 

Reflexão para nova geração! Está morrendo a geração que sem estudos educou os seus filhos. Aquela que, apesar da falta de tudo, nunca permitiu que faltasse o indispensável em casa.
Aquela que ensinou valores, começando por amor e respeito. As pessoas que ensinavam aos homens o valor de uma mulher e, às mulheres, o respeito pelos homens. Estão morrendo os que podiam viver com pouco luxo, sem se sentirem frustrados com isso. Aqueles que trabalharam desde tenra idade e ensinaram o valor das coisas, não o preço. Morrem os que passaram por mil dificuldades e sem desistir nos ensinaram a viver com dignidade. Aqueles que depois de uma vida de sacrifícios vão com as mãos enrugadas, mas com a cabeça erguida. A geração que nos ensinou a viver sem medo está morrendo. Ela está morrendo... A geração que nos deu a vida!”