“Ver e Viver”: projeto é lançado em Sertãozinho e pode beneficiar quase 3 mil alunos da rede municipal de ensino

15/04/2019

Na última sexta-feira, dia 05, aconteceu o lançamento do Projeto “Ver e Viver”, uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal com a unidade sertanezina da Açotubo, que pode beneficiar até 2.970 estudantes de 1º e 2º anos da rede municipal de ensino, com a realização de testes de acuidade visual, exames oftalmológicos e oferecimento de óculos completos para quem tiver a necessidade identificada.

São parceiras da iniciativa a Prefeitura Municipal de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Educação, que disponibilizará dois professores de cada uma das 16 escolas beneficiadas, para receberem o treinamento de acuidade visual e realizarem a triagem dos alunos; o Hospital de Olhos e Clínicas Especializadas, que fará os exames oftalmológicos nos estudantes já triados; a Ótica e Relojoaria Progresso, que fará a doação dos óculos completos (armação e lentes) aos alunos com necessidade de correção visual.

Estiveram presentes à cerimônia de lançamento o prefeito Zezinho Gimenez; o vice-prefeito, Nilton César Teixeira; a secretária municipal de Educação, Otávia Alexandrina Portugal Assumpção; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Roberto Gallo; representando a Câmara Municipal, a vereadora Maria Neli Mussa Tonielo e o vereador Fernando Francisco da Silva; o diretor da Açotubo, Bruno Bassi; o coordenador da Fundação ArcelorMittal, Paulo Roberto Oliboni; o diretor do Hospital de Olhos, Dr. Antonio Baccega; o proprietário da Ótica Progresso, Progresso Garcia Sobrinho, entre outras pessoas.

Um dos destaques do evento de lançamento foi a especial participação do maestro Américo Perin, juntamente com músicos da STZ Jazz Band, que encantaram o café de boas-vindas dos convidados com belas melodias.

O diretor do Grupo Açotubo, Bruno Bassi, apresentou os detalhes do projeto aos convidados. “Esse projeto tem o objetivo de alertar para a importância dos cuidados com a visão, em especial nos primeiros anos de ensino, que é quando as crianças começam a apresentar alguma alteração. Lembrando, em especial, que muitos distúrbios do aprendizado são causados pelo fato da criança não enxergar direito”, pontou.

O prefeito Zezinho Gimenez comemorou a concretização do projeto. “Cuidar da visão é fundamental, e nós sabemos os óculos ainda são artigos caros, que pesam no orçamento familiar. Esperamos que as crianças que mais necessitam sejam beneficiadas, e aproveitamos para enaltecer a importância desse projeto. Nosso desejo é que ele continue, e que, para o próximo ano, outras empresas juntem-se a essa iniciativa”, destacou.

Entre as cidades já beneficiadas com o projeto “Ver e Viver” estão Sumaré (SP), Piracicaba (SP), Santos Dumont (MG), Barra Mansa (RJ), entre outras.

No próximo dia 16, os 32 professores selecionados para a capacitação passarão pelo treinamento da Fundação ArcelorMittal, que propiciará o início das triagens dos alunos nas unidades escolares. (Departamento de Comunicação PMS)

 

Foto: Ana C. Fantin