Você já conferiu como ficaram as obras de Revitalização da Praça “Mané Gaiola”?

16/11/2015

Busque em sua memória e tente se lembrar da imagem antiga da Praça “Manoel Rodrigues Santinho”, conhecida popularmente como a Praça “Mané Gaiola”. Sim, aquela mesma localizada no centro da cidade, onde está o prédio conhecido também popularmente como “Casa da Cultura”.

Buscou? Pois é melhor deletar essa imagem se, evidentemente, você ainda não foi conferir as obras de Reforma e Revitalização, feitas pela Administração Municipal naquele espaço.

A cerimônia de entrega das obras de Reforma e Revitalização da Praça “Mané Gaiola” ocorreu na linda manhã do último sábado, dia 07, quando autoridades, como o prefeito Zezinho Gimenez e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni, e vereadores, secretários, familiares do homenageado e moradores acompanharam a solenidade, que foi marcada por uma mistura de vários sentimentos.

“Eu tenho certeza de que o meu pai está em festa lá no céu, comemorando com a gente. Estou muito feliz, pois sei que a memória dele não será esquecida. Obrigada prefeito Zezinho e a todos, por esse carinho com toda a minha família”, declarou a filha de Mané Gaiola, Estela Santinho, animada, risonha e que “pregou uma peça” no momento em que foi convidada pelo mestre de cerimônia a falar.

Ao dizer que seria breve em seu discurso, ela abriu um rolo de papéis grudados formando uma imensa “carta”, fazendo o público presente cair na gargalhada. Na sequência, riu e disse que seu pai teria a mesma atitude, já que era conhecido por sua alegria e bom humor.

A reforma da praça começou em março deste ano e englobou vários serviços, como a retirada e colocação de nova pavimentação, em mosaico português; foi feito um novo sistema de iluminação da praça e a pintura do prédio da Casa da Cultura. Ao todo, foram investidos R$ 325.448,30 - valor proveniente de convênio com a Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, mais a contrapartida do município.

O novo espaço também conta, agora, com parquinho para crianças e uma área ampla para apresentações artísticas, além de um espaço maior para a tradicional Feira de Artesanato.

“Ficou realmente muito bonito, e todos da Administração Municipal estão de parabéns por trabalhar e promover isso ao povo de Sertãozinho”, afirmou Lúcio Martins de Freitas, vereador autor da denominação.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, e o vereador Nilton César Teixeira também fizeram uso da palavra; em síntese, eles agradeceram e elogiaram a nova praça.

“Mais do que dar um novo visual a esta praça, estamos valorizando e preservando este importante patrimônio cultural de Sertãozinho, e que pertence a todos nós”, pontuou o prefeito Zezinho Gimenez.

 

Um homem à frente do seu tempo

 

Assim pode ser definido Manoel Rodrigues Santinho, o Mané Gaiola. Apaixonado pelo Carnaval, na década de 1930 deixou apenas de se fantasiar para a folia, criando o “Bloco do Mané” que, para muitos, à época, era a única diversão na cidade.

A partir de 1940, passou a colocar seus bonecos na rua durante o período carnavalesco. Era um defensor das tradições culturais, tendo importante participação nas celebrações do “13 de maio” (libertação dos escravos), nas festas juninas de Sertãozinho e região, na Páscoa e no Natal.

Mané Gaiola também trilhou nos caminhos da música e do esporte – duas outras paixões que cultivou enquanto viveu.

Faleceu, no ano de 1998, aos 81 anos, justamente na semana do Carnaval, deixando um legado cultural para o município, cujas obras podem ser apreciadas no Centro Municipal de Memória.

 

Este final de semana tem programação cultural!

 

O Departamento de Cultura e Turismo vem realizando e planejando uma série de atividades na praça. Neste final de semana, por exemplo, a praça recebe a segunda edição da Festa da Primavera, sempre a partir das 19h. “Já a partir do dia 21 de novembro (próximo final de semana) até o dia 26 de dezembro, serão realizadas rodas de samba, organizadas pelo Conselho da Comunidade Negra, com o nosso apoio”, concluiu o diretor João André da Rocha.

Confira os registros dessa cerimônia. (Assessoria de Comunicação da PMS).