Você sabe qual é o seu QI?

15/01/2024

Américo Perin

O QI é uma medida que visa quantificar a inteligência de uma pessoa. Depois, pode-se compará-la com a da média da população.

Na comparação entre resultados de testes, fica claro que os resultados variam muito de indivíduo para indivíduo. E viu-se que há países onde os resultados da média da sua população estão acima e, em muitos casos, bem acima das médias de outros.

Para efeito de análise, convencionou-se que o QI 100 determina uma pessoa mais inteligente do que as com valores inferiores a esse parâmetro. Contudo, como esse número indica um valor médio, significa que existem resultados maiores, superiores a 100, o que, obviamente, mostra que há pessoas mais inteligentes, os conhecidos “acima da média”.

Sabe-se que, biologicamente, os cérebros dos humanos são idênticos, isso claro que se descontando fatores que possam interferir num estudo comparativo desse tipo, como falta de alimentação adequada, falta de saneamento básico etc, principalmente no primeiro ano de vida de uma criança.

Foi comentado numa palestra, recentemente, que um estudo mostrou que os ingleses possuem um QI dentro da média e o dos japoneses está acima da média! Considerando-se que os cérebros de ingleses e japoneses são idênticos concluiu-se que a boa educação “faz crescer a inteligência”!!!!! O sistema de ensino japonês é melhor do que o inglês. Portanto, “by by” Vygotsky, Maria Montessori, Jean Piaget, Auguste Comte, Emilia Ferreiro e, principalmente, Paulo Freire. Falando de Brasil, verificou-se que o nosso QI médio é 87!!!!!!!!! Segundo o palestrante, isso leva a crer que metade da nossa população é formada por “deficientes mentais” ... triste isso, não?!

Na nossa história recente, falou-se muito em evitar um derramamento de sangue entre brasileiros. Parece que nossos generais “entenderam” muito bem essa fala, mas não conseguiram, nem eles nem nossos políticos, evitar que o terrível derramamento acontecesse, ou melhor, continuasse.

Cada vez que uma criança, um velho, enfim um brasileiro, morre ou sofre por falta de melhor alimentação, atendimento médico, estamos derramando sangue! Cada vez que, no fim de um curso, entregamos um diploma que não vem acompanhado de conhecimentos, estamos derramando sangue!!!!!

Enquanto se constroem mais estádios de futebol - nada contra esse tipo de esporte - e menos escolas e menos hospitais de boa qualidade, continuaremos derramando sangue dos brasileiros.

Continuamos reclamando, mas há não muito tempo “elegemos” um presidente que disse, com todas as letras e publicamente, “prefiro uma boa esteira a um livro”...

Boa semana!