Zepbound: novo medicamento para tratamento da obesidade é aprovado pelo FDA!

Zepbound: novo medicamento para tratamento da obesidade é aprovado pelo FDA!
18/12/2023

O Zepbound é indicado para adultos com obesidade (com IMC igual ou superior a 30 kg/m²) ou com excesso de peso (com IMC igual ou superior a 27 kg/m²) e também com problemas médicos relacionados com o peso, como hipertensão, dislipidemia, diabetes tipo 2, apneia obstrutiva do sono ou doença cardiovascular. O remédio tem a finalidade de perda de peso ou manutenção de peso saudável. Para isso, ele deve ser usado em conjunto com uma dieta hipocalórica e rotina de atividade física.

▫A aprovação da FDA foi baseada nos resultados dos ensaios de fase 3 SURMOUNT-1 e SURMOUNT-2. No SURMOUNT-1, um estudo com 2.539 adultos com obesidade ou excesso de peso e problemas médicos relacionados com o peso, não incluindo diabetes. As pessoas que tomaram Zepbound como complemento à dieta e ao exercício experimentaram uma perda de peso substancial em comparação com o placebo após 72 semanas. Na dose mais alta (15 mg), as pessoas que tomaram Zepbound perderam, em média, quase 22 kg, enquanto, na dose mais baixa (5 mg), as pessoas perderam, em média, 15 kg (em comparação com 3 kg naquelas que tomaram placebo).

 

Como funciona o Zepbound?

Enquanto novos medicamentos para diabetes que também promovem a perda de peso, como Ozempic e Wegovy (ambos à base de semaglutida), atuam apenas no receptor de GLP-1, o Zepbound (tirzepatida) atua nos receptores dos hormônios GIP (polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose) e GLP-1 (peptídeo 1 semelhante ao glucagon).

GIP e GLP-1 são hormônios responsáveis pelo efeito incretina (substâncias produzidas pelo pâncreas e pelos intestinos e que regulam o metabolismo da glicose, que são secretados pelo intestino em resposta aos nutrientes e atuam melhorando a liberação de insulina após uma refeição). Sabe-se que pacientes com diabetes tipo 2 têm uma diminuição nesse efeito.